Mundo

Igreja Católica dedicará 2015 a religiosos

Segundo a Igreja, em 2010 havia mais de 54.000 religiosos que não eram sacerdotes e mais de 721.000 religiosas


	Papa Francisco: o Papa insistiu ante os superiores das congregações sobre "a fraternidade que é preciso ser redescoberta quando, às vezes, religiosos e religiosas caem no individualismo" (Andreas Solaro/AFP)

Papa Francisco: o Papa insistiu ante os superiores das congregações sobre "a fraternidade que é preciso ser redescoberta quando, às vezes, religiosos e religiosas caem no individualismo" (Andreas Solaro/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2014 às 14h54.

Vaticano - A Igreja Católica vai fazer de 2015 um ano dedicado aos milhares de religiosos e religiosas que o Papa Francisco convida a se renovarem para responder às mudanças do mundo moderno.

Durante este "ano especial", que será inaugurado em outubro de 2014, serão abordados temas como as relações entre bispos e congregações religiosas, a gestão dos bens e sua possível cessão a católicos laicos, ou a luta contra o individualismo, sob o impulso do papa Francisco.

O prefeito da influente Congregação para os Institutos da Vida Consagrada, o brasileiro João Braz de Aviz, enfatizou que é preciso reanimar o impulso do Conclave Vaticano II, há 50 anos, para ajudar as congregações a superar "fragilidades e infidelidades".

O papa Francisco, recordou Aviz, insistiu ante os superiores das congregações sobre "a fraternidade que é preciso ser redescoberta quando, às vezes, religiosos e religiosas caem no individualismo".

"Em um momento de grandes mudanças, é preciso se adaptar, mas sem perder os fundamentos evangélicos", enfatizou o brasileiro.

Isso pode ser difícil, mas os religiosos "não podem ter duas caras". Para João Braz de Aviz, achar "que se pode tornar perfeito ao virar religioso é algo falso".

Segundo a Igreja, em 2010 havia mais de 54.000 religiosos que não eram sacerdotes e mais de 721.000 religiosas.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosReligiãoIgreja CatólicaVaticano

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA