Mundo

Iceberg do tamanho de Manhattan pode ameaçar navegação

Um iceberg gigante está à deriva há vários dias na Antártica e pode se tornar uma ameaça para a navegação, alertam pesquisadores

Iceberg: massa de gelo se soltou no início de julho (Torsten Blackwood/AFP)

Iceberg: massa de gelo se soltou no início de julho (Torsten Blackwood/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2013 às 10h17.

Brest - Um iceberg gigante está à deriva há vários dias na Antártica e pode se tornar uma ameaça para a navegação - alertaram na quinta-feira pesquisadores britânicos encarregados de vigiá-lo e de acompanhar sua trajetória.

"Um iceberg do tamanho de Manhattan e que pode constituir uma ameaça para as vias de navegação é vigiado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Sheffield, com o objetivo de evitar que se torne uma ameaça para a navegação", informa a universidade em nota divulgada em seu portal na Internet.

A massa de gelo se soltou no início de julho do glaciar de Pine Island (oeste da Antártica), mas está à deriva há "apenas uma ou duas semanas", explicou à AFP o professor Robert Marsh, da Universidade de Southampton.

"A razão principal pela qual vigiamos esse iceberg é porque é muito grande. Um iceberg desse tamanho pode ficar à deriva (...) por um ano ou mais e se aproximar das rotas marítimas no oceano Austral", disse o professor.

Acompanhe tudo sobre:TransportesAntárticaNavios

Mais de Mundo

China pede libertação de Maduro e critica ação dos EUA na Venezuela

Brasil terá representante em reunião da ONU sobre captura de Maduro

Colômbia convoca reunião da CELAC após captura de Maduro pelos EUA

'Sinal horrível para o mundo': políticos dos EUA se dividem após captura de Maduro