Mundo

Ibope: Alckmin tem 22 pontos de vantagem sobre petista

O levantamento indica que, se as eleições fossem hoje, e levando em conta os votos válidos, Alckmin ganharia a disputa no primeiro turno

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

A vantagem do candidato do PSDB ao governo paulista, Geraldo Alckmin, sobre o seu principal adversário na disputa, Aloizio Mercadante (PT), oscilou de 24 para 22 pontos porcentuais. A mais recente pesquisa Ibope de intenções de voto, divulgada hoje e encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo mostra o tucano com 48%, enquanto o petista tem 26%. Na mostra anterior, veiculada em 17 de setembro, Alckmin tinha 48% e Mercadante, 24%.

O levantamento indica que, se as eleições fossem hoje, e levando em conta os votos válidos, Alckmin ganharia a disputa no primeiro turno. A pesquisa mostra ainda o candidato Celso Russomanno, do PP, com 8% das intenções de voto, seguido por Paulo Skaf (PSB), com 3%. Fabio Feldmann, do PV, ficou com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. O total de votos brancos e nulos ficou em 6%. Os eleitores que não sabem ou não responderam em quem vão votar, em 7%. Num eventual segundo turno, Alckmin venceria Mercadante por 54% a 31%.

Na corrida ao Senado Federal, a mostra aponta empate técnico entre os candidatos Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PCdoB), com 38% e 37%, respectivamente. Em seguida, aparece Aloysio Nunes (PSDB), com 25%, e Romeu Tuma (PTB), com 20%. O candidato Ciro Moura (PTC) apareceu com 7%, Moacyr Franco, do PSL, registrou 5%.

A pesquisa foi realizada com 2.002 eleitores entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o protocolo 87.672/2010.

Leia mais notícias sobre Eleições 2010

Siga as notícias sobre Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesEleições 2010Metrópoles globaisPolítica no Brasilsao-paulo

Mais de Mundo

Na véspera do Ano Novo, Porto Rico sofre apagão geral devido a pane no sistema elétrico

Presidente chinês defende política econômica mais 'proativa' em 2025

Já é Ano Novo na Austrália: mundo recebe 2025 após ano marcado por guerras, eleições e olímpiadas

Xi Jinping promete a Putin promover a 'paz mundial', em sua mensagem de Ano Novo