Mundo

Hu Jintao reitera que avançará na reforma de seu sistema cambial

O presidente da China tocou no assunto após a insistência dos Estados Unidos para que haja uma valorização da moeda

Hu Jintao fala sobre o iuane, moeda chinesa, enquanto os secretários de Estado, Hillary Clinton, e do Tesouro Americano, Timothy Geithner, assistem ao discurso.   (.)

Hu Jintao fala sobre o iuane, moeda chinesa, enquanto os secretários de Estado, Hillary Clinton, e do Tesouro Americano, Timothy Geithner, assistem ao discurso. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2010 às 10h00.

Pequim - O presidente da China, Hu Jintao, reiterou hoje que seu Governo vai continuar avançando na reforma do sistema cambial do iuane, a moeda chinesa, perante a insistência dos Estados Unidos nos últimos anos para que aplique uma valorização.

Hu assinalou em seu discurso inaugural, na abertura do segundo diálogo econômico e estratégico entre China e EUA, que essa reforma será realizada "sob o princípio de decisões independentes, capacidade de controle e progresso gradual".

Cerca de 50 representantes de mais de 40 departamentos de ambos os países participam do diálogo de dois dias, liderado em matéria econômica pelo vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan, e pelo secretário do Tesouro americano, Tim Geithner; e na estratégica pelo vice-ministro de Assuntos Exteriores chinês, Dai Bingguo, e pela secretária de Estado americano, Hillary Clinton.

O presidente Hu assinalou que seu país manterá uma estratégia de abertura e ganho mútuo, ampliará o acesso a seus mercados e dará apoio à melhora do sistema financeiro internacional.

Hu assegurou que seu Governo está acelerando a transformação de seu modelo de desenvolvimento econômico, até agora baseado nas exportações e no investimento, para um com aumento do consumo interno

Leia outras notícias sobre câmbio ou sobre a China

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioChinaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia