Mundo

Hezbollah responsabiliza Arábia Saudita por caos na região

“A Arábia Saudita é responsável pelas mortes e pelo caos na nossa região. Desde a sua criação, o seu papel tem sido servir aos interesses dos Estados Unidos”


	Hassan Nasrallah, o chefe do Hezbollah xiita libanês: “Não devemos esquecer que o nosso inimigo é Israel, mas a ameaça existencial na região é o wahhabismo [movimento sunita]"
 (AFP)

Hassan Nasrallah, o chefe do Hezbollah xiita libanês: “Não devemos esquecer que o nosso inimigo é Israel, mas a ameaça existencial na região é o wahhabismo [movimento sunita]" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2015 às 11h25.

O líder do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, responsabilizou a Arábia Saudita pelos caos no Oriente Médio e acusou o wahhabismo - movimento sunita ultraconservador dominante na monarquia saudita - de constituir uma ameaça para a região.

“A Arábia Saudita é responsável pelas mortes e pelo caos na nossa região. Desde a sua criação, como desde a [criação] de Israel, o seu papel tem sido servir aos interesses dos Estados Unidos”, afirmou Nasrallah, em discurso nessa terça-feira, divulgado hoje (7) pelo jornal Al Akhbar.

Nasrallah, que falou por ocasião do início do primeiro mês do ano muçulmano (Muharram), acusou também Riade de ter lutado contra o Hezbollah na guerra de 2006.

“Não devemos esquecer que o nosso inimigo é Israel, mas a ameaça existencial na região é o wahhabismo, que está se espalhando por todo o mundo”, disse.

“Os takfiris e os wahhabis não são sunitas, mas apenas uma pequena parte da nação muçulmana”, acrescentou, referindo-se tanto aos grupos jihadistas quanto aos grupos terroristas de inspiração islâmica.

As milícias do Hezbollah combatem na Síria ao lado do Exército de Bashar Al Assad. A Arábia Saudita, por seu lado, apoia vários grupos rebeldes que pretendem pôr fim ao regime.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Oriente MédioHezbollahArábia Saudita

Mais de Mundo

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump