Mundo

Habitantes de área disputada escolhem ir para o Sudão do Sul

Residentes da região de Abyei, reclamada por Cartum e Juba, votaram a favor da união ao Sudão do Sul, em um referendo

Moradores pendurados em um ônibus seguram uma bandeira do Sudão do Sul: referendo não foi reconhecido por nenhum dos dois Estados nem pela União Africana (AFP)

Moradores pendurados em um ônibus seguram uma bandeira do Sudão do Sul: referendo não foi reconhecido por nenhum dos dois Estados nem pela União Africana (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2013 às 09h11.

Juba - Residentes da região de Abyei, reclamada por Cartum e Juba, votaram a favor da união ao Sudão do Sul, em um referendo não reconhecido por nenhum dos dois Estados.

"O número de pessoas que votaram a favor de integrar o Sudão do Sul representa 99,9% dos votos", anunciou Luka Biong, porta-voz do comitê organizador do referendo oficioso, que durou três dias e terminou na terça-feira.

A soberania sobre Abyei é um dos principais pontos de disputa entre Sudão e Sudão do Sul, desde que este se tornou independente em 2011 após duas décadas de guerra civil com o Norte.

O referendo não foi reconhecido por nenhum dos dois Estados nem pela União Africana, que considerou a votação ilegal e advertiu os organizadores que poderiam provocar uma nova guerra civil entre Norte e Sul.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaGuerrasSudão

Mais de Mundo

Macron pede interrupção de envio de armas a Israel para uso em Gaza

Guerra no Oriente Médio: 229 brasileiros resgatados no Líbano serão recebidos por Lula

Israel afirma estar preparando resposta ao Irã e faz novos bombardeios no Líbano

Voo de repatriação de brasileiros no Líbano chega ainda hoje em Beirute, diz FAB