Mundo

Habitantes de área disputada escolhem ir para o Sudão do Sul

Residentes da região de Abyei, reclamada por Cartum e Juba, votaram a favor da união ao Sudão do Sul, em um referendo

Moradores pendurados em um ônibus seguram uma bandeira do Sudão do Sul: referendo não foi reconhecido por nenhum dos dois Estados nem pela União Africana (AFP)

Moradores pendurados em um ônibus seguram uma bandeira do Sudão do Sul: referendo não foi reconhecido por nenhum dos dois Estados nem pela União Africana (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2013 às 09h11.

Juba - Residentes da região de Abyei, reclamada por Cartum e Juba, votaram a favor da união ao Sudão do Sul, em um referendo não reconhecido por nenhum dos dois Estados.

"O número de pessoas que votaram a favor de integrar o Sudão do Sul representa 99,9% dos votos", anunciou Luka Biong, porta-voz do comitê organizador do referendo oficioso, que durou três dias e terminou na terça-feira.

A soberania sobre Abyei é um dos principais pontos de disputa entre Sudão e Sudão do Sul, desde que este se tornou independente em 2011 após duas décadas de guerra civil com o Norte.

O referendo não foi reconhecido por nenhum dos dois Estados nem pela União Africana, que considerou a votação ilegal e advertiu os organizadores que poderiam provocar uma nova guerra civil entre Norte e Sul.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaGuerrasSudão

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua