Mundo

Qual é a velocidade da rotação da Terra?

Entenda o movimento de rotação e o impacto dessa velocidade no nosso dia a dia.

O movimento de rotação da Terra diz respeito a volta que ela dá em torno do seu próprio eixo (Nasa/divulgação/Getty Images)

O movimento de rotação da Terra diz respeito a volta que ela dá em torno do seu próprio eixo (Nasa/divulgação/Getty Images)

Publicado em 13 de março de 2025 às 15h22.

Última atualização em 13 de março de 2025 às 15h28.

A Terra realiza dois movimentos principais: a rotação e a translação. O movimento de rotação é aquele que faz o planeta girar ao redor de seu próprio eixo, causando o ciclo de dia e noite, e levando 24 horas para acontecer. Esse movimento é constante, e ocorre a uma velocidade impressionante, embora não percebamos isso no nosso cotidiano.

Mas, afinal, qual é a velocidade da rotação da Terra e como ela impacta nossa vida? Entenda mais sobre o assunto agora.

Qual é a velocidade da rotação da Terra?

A Terra gira a uma velocidade média de 1.670 km/h no equador. Isso significa que a cada hora, a Terra se move cerca de 1.670 quilômetros ao longo de sua circunferência. No entanto, essa velocidade não é a mesma em todos os pontos do planeta. Quanto mais distante do equador, menor será a velocidade da rotação, já que o diâmetro do planeta diminui em direção aos polos.

Em outras palavras: no equador, a Terra percorre uma distância maior, e por isso a rotação ocorre a uma velocidade maior. Nos polos, a distância que o planeta percorre é bem menor, resultando em uma rotação mais lenta.

Por que a gente não sente a Terra girar?

Apesar de a Terra se mover a uma velocidade tão alta, não sentimos sua rotação devido à inércia. Estamos, assim como a Terra, em movimento constante. Não percebemos o movimento porque, assim como qualquer outro objeto em movimento contínuo, não há aceleração ou desaceleração repentina que nos faça sentir.

Além disso, a atmosfera que envolve a Terra se move junto com ela, fazendo com que não haja diferenças significativas de pressão ou de movimento entre nós e o ambiente em que vivemos.

A velocidade de rotação da Terra mudou com o passar dos anos?

Entender a rotação da Terra e sua velocidade ajuda a compreender fenômenos naturais que afetam diretamente a nossa vida. Por exemplo, a rotação da Terra é responsável pela alternância entre o dia e a noite, o que impacta nossos ritmos biológicos e atividades diárias. Mas além disso, o movimento de rotação também está relacionado à forma como o planeta é dividido em fusos horários, afetando os horários que seguimos em diferentes partes do mundo.

Outro aspecto fundamental é a translação do planeta, que diz respeito ao movimento deste ao redor do Sol. Esse movimento é responsável pelas estações do ano, já que a Terra não está perfeitamente reta em sua órbita, mas inclinada a um ângulo de 23,5°.

Isso significa que, ao longo do ano, diferentes partes do planeta recebem diferentes quantidades de luz solar, o que faz com que tenhamos estações como primavera, verão, outono e inverno. No hemisfério norte, por exemplo, o verão ocorre quando a Terra está mais inclinada em direção ao Sol, enquanto no hemisfério sul é o inverno nesse período, e vice-versa.

Ou seja, entender a rotação e a translação da Terra nos ajuda a entender como o planeta funciona em termos de tempo, clima e até o nosso comportamento, além de ser uma base para muitos outros conceitos científicos importantes. Saber disso contribui para uma compreensão mais profunda de como vivemos e como o ambiente ao nosso redor é moldado por esses movimentos.

Acompanhe tudo sobre:Guia de Mundo

Mais de Mundo

Ministro da Defesa de Israel diz que líder supremo do Irã pode ter destino como de Saddam Hussein

Governo de Portugal quer endurecer mais as regras de imigração; veja as mudanças propostas

Guarda Revolucionária do Irã alega ter atacado QG do Mossad em Tel Aviv; Israel não comenta

Veja as 10 melhores cidades do mundo para se viver em 2025