Guerra: Ucrânia começa a retirar civis das cidades de Sumy e Irpin
As retiradas de moradores começaram depois que autoridades russas e ucranianas concordaram em estabelecer "corredores humanitários" para permitir que civis saíssem de algumas cidades sitiadas pelas forças russas
Da redação, com agências
Publicado em 8 de março de 2022 às 07h25.
Última atualização em 8 de março de 2022 às 08h04.
A Ucrânia começou a evacuar civis da cidade de Sumy, no nordeste; e da cidade de Irpin, perto da capital Kiev, nesta terça-feira, disseram autoridades ucranianas.
As retiradas de moradores começaram depois queautoridades russas e ucranianas concordaram em estabelecer "corredores humanitários"para permitir que civis saíssem de algumas cidades sitiadas pelas forças russas.
Quer saber tudo sobre a invasão da Ucrânia e como isso impacta o Brasil e você? Leia na EXAME
A Rússia abriu passagens humanitárias de Kiev e também de Cherhihiv, Kharkiv e Mariupol, disse a agência de notícias russa Interfax, citando o Ministério da Defesa russo nesta terça-feira.
O Ministério da Defesa acrescentou que as forças russas na Ucrânia introduziram o que chamou de "regime silencioso" desde o início desta manhã (madrugada de terça no Brasil).
"Já começamos a evacuação de civis de Sumy para Poltava (no centro da Ucrânia), incluindo de estudantes estrangeiros", disse o Ministério das Relações Exteriores, em um tuíte. "Pedimos à Rússia que concorde com outros corredores humanitários na Ucrânia".
Após a polêmica na segunda-feira, em que a Rússia oferecia um cessar-fogo para corredores que levassem somente a Moscou e ao território de Belarus (país aliado do governo Vladimir Putin), os corredores abertos hoje correm nas duas direções - rumo à Rússia e à países da União Europeia -, segundo autoridades ucranianas.
(Com Agência O Globo e AFP)
LEIA MAIS
- Rússia diz que para ataque se Ucrânia nunca se aliar à Otan
- Supermercados russos já limitam venda de alimentos
- Longe do auge da URSS, economia da Rússia pode encolher 11%
- Novos ataques interrompem retirada de civis em cidade ao sul
- Crise de refugiados é a mais rápida na Europa desde a 2ª Guerra
- Putin diz que sanções ocidentais são declaração de guerra
- Apocalipse nuclear é uma possibilidade, diz relatório. O que fazer?