Mundo

Guerra com Irã poderia triplicar preço do petróleo

Governo saudita alerta que conflito ameaçaria Estreito de Hormuz, por onde principais produtores do Oriente Médio escoam suas exportações

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Caso a atual crise entre países ocidentais e o Irã evolua para um conflito, os preços mundiais do petróleo poderão triplicar. Segundo o embaixador da Arábia Saudita nos Estados Unidos, príncipe Turki Al-Faisal, os preços poderiam ficar muito acima da faixa atual de 70 dólares por barril.

O Irã é o segundo principal produtor entre os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opec, na sigla em inglês). Segundo reportagem da BBC News, analistas temem que o país - atualmente em uma disputa com o Ocidente devido a seu controverso programa nuclear - possa interromper as exportações caso essa crise se agrave. O governo de Teerã analisa propostas para resolver o impasse diplomático.

"A idéia de alguém disparando um míssil em alguma instalação fará o preço do petróleo aumentar astronomicamente", disse o príncipe Turki em uma conferência da Associação de Energia dos Estados Unidos. Conforme o embaixador, qualquer conflito envolvendo o Irã ameaçaria o Estreito de Hormuz, por onde a maioria dos países do Oriente Médio exporta seu petróleo. Navios petroleiros transportam 17 milhões de barris por dia pelo canal, segundo a Agência Internacional de Energia.

O presidente americano George W. Bush se recusou a descartar um ataque militar caso os esforços diplomáticos para chegar a um acordo com o Irã fracassem. O secretário de Energia americano, Sam Bodman, afirmou que os Estados Unidos estariam em "boa forma" caso o Irã suspendesse suas exportações de petróleo. Conforme Bodman, os Estados Unidos têm um estoque de emergência de quase 700 milhões de barris.

A ameaça de uma interrupção nas exportações iranianas tem sido a principal responsável pelos aumentos de preço do petróleo nos últimos meses, com a cotação em torno de 70 dólares por barril.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Autor de atentado contra Trump também fez buscas sobre Joe Biden, diz FBI

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

Mais na Exame