Guerra civil na Síria já matou 80 mil neste ano, diz ONU
Levantamento do Observatório Sírio para os Direitos Humanos considera o número maior, de pelo menos 94 mil pessoas mortas
Da Redação
Publicado em 15 de maio de 2013 às 16h59.
Nações Unidas - O número de mortos na guerra civil de dois anos na Síria é de pelo menos 80 mil, um aumento de cerca de 20 mil desde o início do ano, disse o presidente da Assembleia-Geral da ONU, Vuk Jeremic, nesta quarta-feira.
A chefe de direitos humanos da ONU, Navi Pillay, disse em 2 de janeiro que mais de 60 mil pessoas tinham morrido durante a revolta contra o presidente sírio, Bashar al-Assad, que começou com protestos pacífico mas se tornou violenta quando as forças de Assad passaram a reprimir as manifestações.
"Pelo menos 80 mil morreram desde o início das hostilidades, com a maioria dessas mortes consideradas civis", disse Jeremic aos 193 membros da Assembleia-Geral antes da votação de uma resolução sobre o conflito sírio.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo de oposição, disse na terça-feira que pelo menos 94 mil pessoas foram mortas, mas que o número de mortos provavelmente seja de até 120 mil.