Mundo

Guatemala sofre novo terremoto, depois de série de réplicas

O epicentro do sismo ocorreu a 24 quilômetros de Champerico e a 180 quilômetros da Cidade da Guatemala, a capital do país

Escombros por conta de terremoto na Guatemala: os tremores variaram de 2,5 graus a 6,2 de magnitude na escala Richter (REUTERS)

Escombros por conta de terremoto na Guatemala: os tremores variaram de 2,5 graus a 6,2 de magnitude na escala Richter (REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2012 às 08h30.

Brasília – Depois de ser atingida por um terremoto na semana passada, que matou 42 pessoas, a Guatemala foi afetada hoje (12) por mais tremores de terra com magnitude de 6,2 graus na escala Richter. De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS), o epicentro do sismo ocorreu a 24 quilômetros de Champerico e a 180 quilômetros da Cidade da Guatemala, a capital do país.

Não há registros de vítimas nem de feridos. O terremoto também foi percebido em El Salvador, país vizinho à Guatemala. O Observatório Ambiental do Ministério do Ambiente e Recursos Naturais de El Salvador informou que o epicentro foi registrado em alto mar.

O governo do presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, ainda trabalha para ajudar as vítimas e a reconstrução do país. Casas e prédios públicos foram abaixo em decorrência dos abalos sísmicos. Muitas pessoas tiveram de deixar suas casas.

Ontem (11) também foram registrados vários abalos ao longo do dia em áreas distintas do Oeste da Guatemala, de acordo com a coordenadora nacional para a Redução de Desastres (Conrad). Foram registrados 109 réplicas desde o último dia 7, quando o ocorreu o terremoto mais intenso.

Na sexta-feira (9) e no sábado (10), também houve várias réplicas, segundo o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh). Os tremores variaram de 2,5 graus a 6,2 de magnitude na escala Richter.

*Com informações das agências públicas de notícias da Guatemala, AGN e de Portugal, Lusa

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisGuatemalaTerremotos

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia