Manifestantes tentaram romper o cordão policial para atacar o carro do primeiro-ministro Giorgos Papandreou (Aris Messinis/AFP)
Da Redação
Publicado em 15 de junho de 2011 às 10h13.
São Paulo - Mais de 25 mil pessoas se reúnem nesta quarta-feira em frente ao Parlamento grego, em Atenas, para protestar contra as novas medidas de austeridade aprovadas pelo governo. Na terceira greve geral do ano, os chamados "indignados" tentam cercar o local e impedir a entrada dos parlamentares.
No momento mais tenso da mobilização, manifestantes tentaram romper o cordão policial e jogaram ovos e garrafas de água contra a comitiva do primeiro-ministro Giorgos Papandreou. Os policiais prenderam 12 pessoas, que foram libertadas logo em seguida.
O Parlamento debateria hoje o projeto de lei orçamentária, que inclui um novo plano de austeridade até 2015 seguindo a solicitação dos credores do país, a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI). O projeto pretende injetar 78 bilhões nos cofres públicos até 2015, mediante privatizações e fechamentos de empresas públicas, cortes salariais e de previdência e aumentos de impostos.