Mundo

Grécia cria comissão para agilizar preparação do referendo

Referendo sobre o pacote de resgate europeu pode acontecer antes do acerto dos detalhes do empréstimo, declara ministro grego

De acordo com autoridade grega, referendo pode ser realizado antes que detalhes do pacote de resgate sejam concluídos (Milos Bicanski/Getty Images)

De acordo com autoridade grega, referendo pode ser realizado antes que detalhes do pacote de resgate sejam concluídos (Milos Bicanski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de novembro de 2011 às 10h30.

Atenas - O Governo da Grécia criou uma comissão para preparar os detalhes para a realização do referendo sobre o pacote de resgate europeu, que pretende fazer o mais rápido possível, informou nesta quarta-feira a rede de televisão estatal 'NET'.

O ministro do Interior grego, Haris Kastanidis, disse à emissora que não descarta que o plebiscito ocorra antes mesmo de concluídos os detalhes do empréstimo de 130 bilhões de euros da zona do euro à Grécia até 2014 e do perdão de 50% de sua dívida com os credores privados.

Kastanidis afirmou que a votação terá como objetivo o acordo do novo resgate europeu decidido na cúpula de Bruxelas em 26 de outubro.

A comissão, criada na noite de terça-feira durante uma reunião de emergência do Conselho de ministros grego, examinará a data da consulta, assim como a pergunta, e vai elaborar um relatório para determinar se é possível que os cidadãos votem até o fim do ano.

O ministro detalhou que a pergunta será 'aceita ou não aceita', e descartou que o questionamento não será a permanência na zona do euro.

'O Governo não pode interferir no caminho do país na Europa', disse o ministro.

Durante as 7h de debate no Conselho de ministros, diversos membros do Executivo expressaram sua divergência com a linha do primeiro-ministro, Giorgos Papandreou, pois o plebiscito decidirá 'sobre o futuro do país nos próximos 30 anos', como declarou o ministro da Saúde, Andreas Loverdos.

O porta-voz do Governo, Ilias Mosialos, falou nesta quarta à imprensa que 'os deputados da base governista votarão a favor na moção de confiança' prevista para sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Turismo na Itália: Governo estuda cobrar 25 euros por noite para combater excesso de visitantes

Venezuela liberta adolescentes detidos em protestos após eleições

Polônia relembra os 85 anos do início da Segunda Guerra Mundial

Partido de extrema direita AfD é favorito em eleições estaduais no Leste alemão

Mais na Exame