Mundo

Grafite com beijo de Trump e Putin ilustra temor de lituanos

A imagem ilustra a preocupação dos lituanos ante a simpatia expressada pelo pré-candidato republicano à Casa Branca ao presidente russo


	Lituânia: a imagem ilustra a preocupação dos lituanos ante a simpatia expressada pelo pré-candidato republicano à Casa Branca ao presidente russo
 (Petras Malukas/AFP)

Lituânia: a imagem ilustra a preocupação dos lituanos ante a simpatia expressada pelo pré-candidato republicano à Casa Branca ao presidente russo (Petras Malukas/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2016 às 14h11.

Um grafite que mostra Donald Trump e Vladimir Putin se beijando na boca se tornou um viral nesta sexta-feira na Lituânia, onde os temores sobre uma possível aproximação crescem.

A imagem é inspirada na famosa foto de 1979 em que o então líder soviético Leonid Brezhnev beija o líder comunista da Alemanha Oriental Erich Honecker.

E ilustra a preocupação dos lituanos ante a simpatia expressada pelo pré-candidato republicano à Casa Branca ao presidente russo.

"Temos a sensação de viver uma nova Guerra Fria e os Estados Unidos poderiam ter um presidente que procura fazer amizade com a Rússia", disse à AFP o proprietário do restaurante de fast-food que abriga a parede grafitada, Dominykas Ceckauskas.

"Vemos semelhanças entre os dois protagonistas. Ambos têm um ego inflado e é engraçado ver como eles se entendem bem", acrescentou.

As relações entre Washington e Moscou são tensas há anos, mas Trump defende Putin, considerado por ele um "líder forte" e "sem dúvida, talentoso".

Os lituanos, bem como seus vizinhos da Letônia e da Estônia, estão preocupados com os comentários críticos de Trump em relação à Otan, que eles consideram como uma proteção crucial para sua segurança.

"Trump disse que a Otan está ultrapassada e é cara", revelou Kestutis Girnius, professor do Instituto de Relações Internacionais e Ciência Política em Vilnius.

"O grafite reflete o temor de alguns lituanos que têm a certeza de que Trump vai fazer reverência a Putin e negligenciar os seus problemas de segurança", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesComunismoDonald TrumpEmpresáriosPolíticosVladimir Putin

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA