Mundo

Governo vai incentivar agricultura de baixo carbono

Brasília - O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse hoje que o governo vai lançar o Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono. Rossi disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará uma linha de financiamentos especiais, com juros diferenciados, para os produtores rurais que utilizarem técnicas sustentáveis e recuperarem áreas degradadas. "Vamos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse hoje que o governo vai lançar o Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono. Rossi disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará uma linha de financiamentos especiais, com juros diferenciados, para os produtores rurais que utilizarem técnicas sustentáveis e recuperarem áreas degradadas.

"Vamos estimular a integração entre agricultura, pecuária e floresta, gerando um ganho econômico fundamental ao lado de um ganho ambiental extraordinário", afirmou Rossi durante discurso de posse do novo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Alexandre Magno Aguiar.

O ministro ressaltou que o País produz apenas um terço da madeira que utiliza, e por isso é preciso aumentar a área de florestas plantadas. Além disso, algumas técnicas de plantio terão condições de financiamento privilegiadas. "Retomaremos o estímulo ao plantio direto na palha, incorporando matéria orgânica. Tudo isso feito de maneira a poupar o uso de adubos químicos, pois quanto menos precisarmos usar químicos, melhor será a produção", afirmou.

Rossi disse que o programa formará um conjunto com o que será lançado na quinta-feira no Pará, junto com o presidente Lula, de produção de dendê nas regiões Norte e Nordeste. Um conjunto de medidas para estimular a produção de dendê foi aprovado na semana passada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O ministro reafirmou o discurso de defesa do meio ambiente e disse que os produtores rurais respeitam a legislação ambiental. Rossi lembrou que seu desafio é "acabar com a mentira histórica de que a agricultura ameaça o meio ambiente".

Apoio à safra

O ministro da Agricultura afirmou que o governo iniciará o programa de apoio à comercialização da safra de grãos tão logo seja publicada a portaria interministerial que tratará do assunto. Além da Agricultura, a retomada dos leilões de apoio depende de autorização dos ministérios da Fazenda e do Planejamento. "Com a assinatura da portaria interministerial, vamos começar a preparar (os leilões). Mas imediatamente colocaremos na rua", disse Rossi.

Ao deixar a sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rossi deu um recado aos produtores rurais: "Quero dizer ao produtor de milho e trigo que eles aguardem o apoio do governo que já está sendo finalizado. Principalmente do milho, que será já", afirmou. Ele disse que, no caso do trigo, o apoio à comercialização depende de uma segunda portaria. "A primeira será para o milho, feijão e arroz", disse.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaGovernoEmissões de CO2Carbono

Mais de Mundo

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país