Mundo

Governo turco reconhece protestos mas condena violência

O vice-primeiro-ministro da Turquia disse que as manifestações contra a demolição de um parque em Istambul são "legítimas e justas"


	Manifestante com estilingue entra em confronto com a polícia: o vice reconheceu que "a violência exagerada da polícia no começo dos incidentes no parque provocaram uma reação"
 (Umit Bektas/Reuters)

Manifestante com estilingue entra em confronto com a polícia: o vice reconheceu que "a violência exagerada da polícia no começo dos incidentes no parque provocaram uma reação" (Umit Bektas/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2013 às 08h22.

Ancara - O vice-primeiro-ministro da Turquia, Bülent Arinç, disse nesta terça-feira que os protestos contra a demolição de um parque em Istambul são "legítimos e justos", mas condenou o uso da violência.

Em entrevista coletiva concedida em Ancara após uma reunião com o presidente turco, Abdullah Gül, o número dois do governo islamita moderado reconheceu que "a violência exagerada da polícia no começo dos incidentes no parque provocaram uma reação".

"Estamos abertos a todas as reações mas não deve haver violência. A reação do povo no parque foi legítima e justa, mas esta reação legítima foi utilizada com abuso por grupos marginais ilegais", afirmou o vice-primeiro-ministro turco.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilÁsiaEuropaProtestosTurquiaViolência urbana

Mais de Mundo

Mão de vaca? Descubra por que os americanos estão menos altruístas

Quais foram as cidades mais visitadas do ano em 2025?

Aliado de Trump vence eleição em Honduras e promete romper com China

Alerta máximo: Califórnia tem risco de fortes tempestades no Natal