Mundo

Governo italiano não irá cair por causa do orçamento, diz Luigi di Maio

O líder do Movimento 5 Estrelas disse que não vai permitir que o governo caia por conta de uma "anistia para qualquer lave dinheiro"

Luigi Di Maio: o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, convocou uma reunião do gabinete para este sábado (Michele Spatar/Getty Images)

Luigi Di Maio: o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, convocou uma reunião do gabinete para este sábado (Michele Spatar/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de outubro de 2018 às 15h55.

Roma - O líder do Movimento 5 Estrelas, Luigi di Maio, disse hoje que o governo da Itália não irá cair em razão de sua atual disputa em torno do plano orçamentário, que oferece anistia fiscal a italianos que possuam contas no exterior. O Movimento é um dos dois partidos que formam o governo de coalizão italiano.

Segundo Di Maio, uma solução será encontrada e "não permitiremos que o governo caia em função de uma anistia para qualquer um que lava dinheiro ou lava seu próprio dinheiro".

Di Maio alega que o plano orçamentário contém trecho não autorizado que garante anistia fiscal para ativos de italianos no exterior, uma medida que, segundo o Movimento, beneficiaria o crime organizado ou facilitaria a sonegação fiscal.

A Liga Norte, o outro partido da coalizão, diz que o trecho foi aprovado por ambas as legendas. O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, convocou uma reunião do gabinete para este sábado (20).

Acompanhe tudo sobre:ItáliaOrçamento federalPolíticos

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame