Mundo

Governo egípcio renuncia; só falta o presidente

Primeiro-ministro Ahmed Nazif apresentou sua renúncia neste sábado (29)

Presidente do Egito, Hosni Mubarak, está no poder desde 1981 (Getty Images)

Presidente do Egito, Hosni Mubarak, está no poder desde 1981 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2011 às 09h49.

Cairo - O Governo do Egito, liderado pelo primeiro-ministro Ahmed Nazif, apresentou sua renúncia formal neste sábado, após o anúncio antecipado na noite passada pelo presidente do país, Hosni Mubarak, informou a televisão pública.

Mubarak, que está no poder desde 1981 e cuja renúncia está sendo exigida em protestos públicos desde terça-feira passada, anunciou pouco após a meia-noite local (20h de Brasília) que, para superar a crise, um novo Gabinete seria nomeado.

Apesar da dissolução do Governo, a Presidência é mantida sem alterações, diante da resistência de Mubarak. Em seu discurso da última noite, o líder não expressou nenhuma intenção de abandonar o poder e disse que tinha pedido ao Governo que renunciasse e que um novo fosse formado.

Esta medida é a única solução política que Mubarak propôs para superar a crise que atinge o país, onde nesta sexta-feira ocorreu a jornada de protestos mais violenta dos últimos dias.

Até hoje, de acordo com números dos serviços de segurança, 20 pessoas morreram nas manifestações e cerca de 1.500 ficaram feridas, mas alguns dados divulgados pela imprensa elevam para pelo menos 50 a quantidade de vítimas fatais.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaGuerrasÁfrica

Mais de Mundo

Lei marcial na Ucrânia só acaba com garantias e fim da guerra, diz Zelensky

Kremlin concorda que as negociações com a Ucrânia estão em sua fase final

China vai baixar tarifas de importação de 900 produtos em 2026

China inicia manobras militares próximas a Taiwan e eleva tensão