Mundo

Governo e oposição síria se preparam para reunião

Segundo mediador da Liga Árabe-ONU, governo e a oposição estão se preparando para participar de uma conferência de paz

Fotografia divulgada pela agência nacional de notícias da Síria, Sana, mostra um veículo israelensesendo usado por rebeldes na cidade de Qusair, na Síria (SANA/Reuters)

Fotografia divulgada pela agência nacional de notícias da Síria, Sana, mostra um veículo israelensesendo usado por rebeldes na cidade de Qusair, na Síria (SANA/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2013 às 13h23.

Cairo - O governo e a oposição da Síria estão se preparando para participar de uma conferência de paz, disse nesta terça-feira o mediador da Liga Árabe-ONU, Lakhdar Brahimi.

"O povo sírio está com grande esperança nessa conferência, uma vez que a oposição se prepara para participar, assim como o regime sírio", disse Brahimi a repórteres.

"A Organização das Nações Unidas (ONU) está trabalhando para organizar a conferência da melhor forma possível." As conversas devem ocorrer na cidade suíça de Genebra, em junho. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, deve discutir os preparativos para a conferência em uma reunião na Jordânia, na quarta-feira, com o grupo de países "Amigos da Síria".

Brahimi disse que "há muitos problemas na preparação desta conferência". "O primeiro é a formação das delegações do regime e da oposição." E acrescentou: "A conferência de Genebra é uma grande oportunidade, e esperamos que os irmãos na Síria e as partes regional e internacional vão cooperar para que tenha sucesso." A oposição síria também deve se reunir em Istambul, na quinta-feira, para anunciar sua posição, enquanto o comitê para a Síria da Liga Árabe terá um encontro no Cairo a pedido do Catar.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaGuerrasSíria

Mais de Mundo

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro é onipresente, com drones, filme e horas na TV

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Milei diz que a Argentina apoia o povo venezuelano em sua 'luta pela liberdade'

Venezuela fecha fronteiras terrestres e barra entrada de avião com ex-presidentes do Panamá e México

Mais na Exame