Mundo

Governo argentino prepara controle de petrolífera YPF

Um projeto de lei do governo para o Congresso tem o intuito de tomar o controle da companhia petrolífera

Segundo a publicação argentina, o texto do projeto declara as ações classe D da companhia de utilidade pública - 50,01% - sujeitas a desapropriação (Wikimedia Commons)

Segundo a publicação argentina, o texto do projeto declara as ações classe D da companhia de utilidade pública - 50,01% - sujeitas a desapropriação (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2012 às 22h33.

Buenos Aires - O governo argentino prepara o envio de um projeto de lei para o Congresso com o intuito de tomar o controle da companhia petrolífera YPF, administrada pela espanhola Repsol, informou nesta quinta-feira o jornal Clarín.

Segundo a publicação argentina, o texto do projeto declara as ações classe D da companhia de utilidade pública - 50,01% - sujeitas a desapropriação. A maior parte dessas ações pertence à Repsol (57,43%), e 25,46% estão nas mãos do grupo argentino Petersen.

Embora fontes do Congresso consultadas pela Agência Efe tenham dito que ainda não receberam nenhum projeto de lei do governo sobre a YPF, representantes do setor petroleiro afirmaram que a iniciativa pode entrar no Parlamento em breve.

A possibilidade do envio desse projeto pelo governo argentino foi divulgada pouco depois da reunião entre o presidente de Repsol, Antonio Brufau, com o ministro do Planejamento, Julio de Vido, e o vice-ministro de Economia, Axel Kicilloff, em Buenos Aires.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaEmpresasEmpresas espanholasEmpresas estataisEnergiaGovernoIndústriaIndústria do petróleoPetróleoRepsol YPF

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia