Mundo

Governo africano anuncia vitória total sobre rebeldes

O governo da República Democrática do Congo (RDC) anunciou uma "vitória total" sobre o grupo rebelde Movimento de 23 de Março (M23)

Pessoas desabrigadas devido aos combates na República Democrática do Congo (RDC): M23 divulgou um comunicado no qual informa o "fim da rebelião" (Junior D. Kannah//AFP)

Pessoas desabrigadas devido aos combates na República Democrática do Congo (RDC): M23 divulgou um comunicado no qual informa o "fim da rebelião" (Junior D. Kannah//AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2013 às 07h33.

Kiwanja - O governo da República Democrática do Congo (RDC) anunciou nesta terça-feira uma "vitória total" sobre o grupo rebelde Movimento de 23 de Março (M23).

"Os últimos elementos do M23 abandonaram as trincheiras de Chanzu e Runyonyi sob a pressão das FARDC (Forças Armadas da RDC) que acabaram de entrar na região", afirmou o ministério da Comunicação em um comunicado.

Poucas horas depois do anúncio do governo, o M23 divulgou um comunicado no qual informa o "fim da rebelião". De acordo com o governo, os insurgentes foram expulsos das posições que ocupavam no leste do país.

"A direção do M23 anuncia que decidiu, a partir de hoje, encerrar a rebelião e prosseguir, com meios puramente políticos, a busca de soluções para as causas profundas que motivaram sua criação", afirma o comunicado do movimento.

O M23 controlava uma região de 700 quilômetros quadrados na fronteira com Ruanda e Uganda, dois países acusados por Kinshasa e pela ONU de apoiar a rebelião. Kigali e Kampala negam as acusações.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaGuerrasONU

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA