Mundo

Governador do Texas pede fechamento total da fronteira

A declaração foi após ser divulgado que um imigrante ilegal mexicano, acusado de matar duas mulheres antes de fugir, tinha sido deportado 8 vezes

Fronteira: "Imigrante ilegal que entrou pelo Texas acusado de matar 2 tinha sido deportado 8 vezes. A fronteira aberta deve terminar" (Mark Ralston/AFP)

Fronteira: "Imigrante ilegal que entrou pelo Texas acusado de matar 2 tinha sido deportado 8 vezes. A fronteira aberta deve terminar" (Mark Ralston/AFP)

E

EFE

Publicado em 9 de dezembro de 2016 às 17h57.

Austin - O governador do Texas, o republicano Greg Abbott, pediu nesta sexta-feira em sua conta no Twitter o fechamento total da fronteira com o México, onde há pontos de fácil acesso aos Estados Unidos, após ser divulgado que o imigrante ilegal mexicano Miguel Ángel Villaseñor Saucedo, acusado de atropelar e matar duas mulheres em Louisville (Kentucky) antes de fugir, tinha sido deportado oito vezes.

Segundo o Departamento de Justiça de EUA, a última vez que as autoridades americanas deportaram Saucedo foi em 2013.

Além disso, o Escritório de Imigração e Alfândegas (ICE) indicou que os registros judiciais mostram quatro casos em que o mexicano foi capturado por agentes da patrulha fronteiriça no Texas.

"Imigrante ilegal que entrou pelo Texas acusado de matar 2 tinha sido deportado 8 vezes. A fronteira aberta deve terminar", escreveu Abbott, que nas últimas semanas fez várias declarações contrárias aos imigrantes ilegais e refugiados nos Estados Unidos.

Esta semana, o governador pediu ao Congresso que rejeite o aumento de fundos destinados aos planos de realocação de refugiados proposto pelo presidente Barack Obama.

O presidente eleito, o republicano Donald Trump, que tomará posse no dia 20 de janeiro, prometeu endurecer a política migratória do país, especialmente para emigrantes da América Latina e dos países muçulmanos.

Trump chegou a rotular os mexicanos que imigram aos Estados Unidos de criminosos e narcotraficantes, prometeu construir um muro na fronteira com o México e deportar 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem no país.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ImigraçãoMéxico

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal