Gorbachev pede ajuda a Putin para resolver crise na Ucrânia

O ex-mandatário soviético assinalou em carta que "os eventos em Kiev ameaçam não só a Ucrânia e seus vizinhos, mas a Europa e todo o mundo"

Kiev - O ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev pediu aos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Barack Obama, que se envolvam na resolução da crise ucraniana, que tomou um novo e trágico rumo desde ontem, quando foram registradas as primeiras mortes em Kiev.

"Vladimir Vladímirovich (Putin) e senhor Obama, peço que busquem a possibilidade de dar um passo decidido para ajudar que a Ucrânia volte ao caminho de um desenvolvimento pacífico", escreveu Gorbachev em carta enviada a ambos os líderes, segundo publica nesta quinta-feira a imprensa russa.

O ex-mandatário soviético, um dos maiores críticos da gestão de Putin, assinalou em sua carta que "os eventos em Kiev ameaçam não só a Ucrânia e seus vizinhos, mas a Europa e todo o mundo".

Gorbachev confessou que da mesma forma que muitos russos, "essa confusão dói dentro do peito", dado que sua mãe e sua esposa procediam dessa antiga república soviética.

"Não é admissível que um ucraniano lute contra o outro. É um tremendo absurdo", declarou.

"A situação se agravou de tal modo que sem ajuda e colaboração das autoridades destes dois países (Rússia e Estados Unidos), pode acontecer uma catástrofe", acrescentou.

Kiev está envolvida em violentos distúrbios sem precedentes, continuação de mais de dois meses de grandes protestos populares perante a decisão do Governo ucraniano de suspender a assinatura do Acordo de Associação com a União Europeia. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.