Moscou - O último dirigente soviético, Mikhail Gorbachev, anunciou nesta quinta-feira que defenderá a gestão do presidente russo Vladimir Putin no conflito ucraniano em um encontro com a chanceler alemã Angela Merkel, por ocasião das comemorações de 25 anos da queda do Muro de Berlim.
"Defenderei com firmeza a Rússia e seu presidente Vladimir Putin no fórum político que acontecerá no domingo, à margem das celebrações em Berlim", disse Gorbachev à agência russa Interfax.
"Estou absolutamente convencido de que Putin defende atualmente os interesses da Rússia melhor do que ninguém. Com certeza há coisas em sua política que geram críticas, mas eu não vou fazer isto nem quero que outro faça", completou.
A Alemanha celebra no domingo os 25 anos da queda do Muro de Berlim. Angela Merkel, Gorbachev, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, eo ex-líder do sindicato polonês Solidariedade, Lech Walesa, devem estar presentes.
O evento coincide com a crise mais grave entre a Rússia e o Ocidente desde o fim da Guerra Fria, a respeito do conflito ucraniano.
"Estou totalmente convencido de que o problema da Ucrânia não é mais que um pretexto utilizado pelos Estados Unidos para interferir nos assuntos de outros países", completou o último dirigente da União Soviética (1985-1991).
Recentemente, vários ex-conselheiros de Gorbachev denunciaram a "traição" dos ocidentais após a queda do Muro, pelo não cumprimento da promessa de evitar a expansão da Otan até as proximidades das fronteiras da Rússia.
-
1. Personalidades poderosas
zoom_out_map
1/13 (Jewel Samad/AFP)
São Paulo - O presidente russo
Vladimir Putin marcou o ano com suas repetidas invasões e interferências na Ucrânia, apesar das várias sanções impostas ao país que governa. Esta mostra de poder fez com que ele vencesse
Barack Obama na disputa pela personalidade mais poderosa do ano,
em um ranking feito pela Forbes, pela segunda vez consecutiva.
Segundo o site, as pessoas nesta lista "possuem o tipo de poder que determina e dobra o mundo, movendo pessoas, mercados, exércitos e mentes".
Pela primeira vez, duas mulheres estão no top 10: a chanceler
Angela Merkel e
Janet Yellen, do Federal Reserve.
Veja a seguir quem são as
personalidades mais poderosas do mundo, segundo a
Forbes.
-
2. 1. Vladimir Putin
zoom_out_map
2/13 (Getty Images)
Esta é a segunda vez consecutiva que o presidente fica na primeira posição do ranking da Forbes, em um ano de agitação política para a Rússia e para as regiões próximas ao país. Segundo a Forbes, a Rússia parece mais e mais um país dúbio, "com uma mentalidade imprevisível, irresponsável e incontrolável pela opinião mundial ao perseguir seus objetivos".
-
3. 2. Barack Obama
zoom_out_map
3/13 (REUTERS/Kevin Lamarque)
O presidente já ficou em primeiro lugar no ranking na Forbes, mas nos últimos dois anos perdeu a liderança para Putin. Problemas em seu segundo mandato e hesitação dentro e fora do país fazem com que o presidente dos Estados Unidos continue na segunda posição.
-
4. 3. Xi Jinping
zoom_out_map
4/13 (REUTERS/Sergei Karpukhin)
O presidente da China está na terceira posição. Suas ideias inovadoras para a maior economia do mundo, como uma postura mais amigável às privatizações, fazem com que ele esteja bem-posicionado no ranking.
-
5. 4. Papa Francisco
zoom_out_map
5/13 (REUTERS/Alessandro Bianchi)
O primeiro papa latino-americano trouxe renovação para temas polêmicos na Igreja, com a missão de atrair principalmente os jovens para o catolicismo. Conhecido pelo seu bom-humor, Francisco já comentou vários assuntos, desde os direitos dos homossexuais
até a teoria do Big Bang.
-
6. 5. Angela Merkel
zoom_out_map
6/13 (Kai Pfaffenbach/Reuters)
A chanceler alemã é a mulher mais poderosa da lista da Forbes. Para o site, Merkel merece essa posição porque atua como "a adulta no cenário global", usando seu poder para lutar contra o Estado Islâmico e para mediar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. E a Alemanha continua como a força fiscal da União Europeia.
-
7. 6. Janet Yellen
zoom_out_map
7/13 (Kevin Lamarque/Reuters)
A segunda mulher mais poderosa do ranking é a presidente do Federal Reserve. Ela é a primeira mulher a liderar o Banco Central dos Estados Unidos.
-
8. 7. Bill Gates
zoom_out_map
8/13 (THE BILL & MELINDA GATES FOUNDATION/Divulgação)
-
9. 8. Mario Draghi
zoom_out_map
9/13 (Lisi Niesner/Reuters)
Presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi é responsável por manter a unidade financeira de 18 países, diz a Forbes. O "Super Mario", como Draghi é conhecido, está no cargo desde 2011.
-
10. 9. Sergey Brin
zoom_out_map
10/13 (Bloomberg)
Brin é cofundador do Google. A empresa é dona de vários serviços, desde a sua famosa busca até o Android e o recente Google Glass (que Sergey Brin usa na foto).
-
11. 10. Larry Page
zoom_out_map
11/13 (Getty Images)
Também cofundador do Google, Page é o CEO da companhia. Segundo a Forbes, Larry Page coordenou uma série de aquisições, como a do termostato programável Nest.
-
12. 31. Dilma Rousseff
zoom_out_map
12/13 (Ichiro Guerra/Dilma 13/Divulgação)
A presidente reeleita caiu 11 posições em relação ao ano passado. A Forbes destaca os gastos com a Copa do Mundo e a recessão técnica que o Brasil enfrenta, controvérsias que afetaram a popularidade da petista.
-
13. Veja agora os mais ricos dos EUA
zoom_out_map
13/13 (Jo Yong hak/Reuters)