Mundo

Golpistas libertarão presidente e premiê de Burkina Fasso

O presidente do Conselho Nacional da Democracia, a autoproclamada autoridade militar, justificou o golpe para "evitar a desestabilização do país"


	Homem com bandeira de Burkina Faso em protesto: o líder do golpe, ex-chefe do Estado-Maior no antigo governo de Blaise Campaoré, que foi derrubado por uma revolta popular no final do ano passado
 (Reuters / Joe Penney)

Homem com bandeira de Burkina Faso em protesto: o líder do golpe, ex-chefe do Estado-Maior no antigo governo de Blaise Campaoré, que foi derrubado por uma revolta popular no final do ano passado (Reuters / Joe Penney)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 09h24.

Nairóbi - O líder do golpe de estado proclamado nesta quinta-feira em Burkina Faso, o general Gilbert Diendéré, afirmou que o presidente de transição, Michel Kafando, e seu primeiro-ministro, Isaac Zida, estão "bem e serão libertados", embora permaneçam "sob prisão domiciliar".

Em entrevista ao portal da revista "Jeune Afrique", o presidente do Conselho Nacional da Democracia, a autoproclamada autoridade militar, justificou o golpe para "evitar a desestabilização do país".

Dienderé, ex-chefe do Estado-Maior no antigo governo de Blaise Campaoré, que foi derrubado por uma revolta popular no final do ano passado, condenou a "grave situação de insegurança pré-eleitoral" que, segundo sua opinião, prevalecia no país a poucas semanas do pleito do dia 11 de outubro, convocado para pôr fim à transição.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaExército

Mais de Mundo

Maduro recebe enviado de Xi Jinping em meio a tensão com os EUA

Camboja acusa Tailândia de anexar vila na fronteira após trégua

Crise com EUA sobre canal foi superada, diz presidente do Panamá

Quantos anos você teria na Coreia do Sul?