Mundo

Georg Ratzinger diz que irmão renunciou por motivos de saúde

Segundo o também religioso, o médico do sumo pontífice aconselhou ao papa que não faça mais viagens transatlânticas


	Bento XVI: o irmão mais velho do papa afirmou que o sumo pontífice tem cada vez mas dificuldades para andar, o que complica sua vida pública
 (Alessandro Bianchi/Reuters)

Bento XVI: o irmão mais velho do papa afirmou que o sumo pontífice tem cada vez mas dificuldades para andar, o que complica sua vida pública (Alessandro Bianchi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2013 às 10h11.

Berlim - A renúncia ao Pontificado do papa Bento XVI anunciada nesta segunda-feira se deve a motivos de saúde e idade avançada, segundo declarou seu irmão Georg Ratzinger de Regensburg, ao sul da Alemanha.

"A idade oprime", disse o também religioso Georg Ratiznger, de 89 anos de idade, em declaração à agência alemã de notícias "DPA", nas quais comentou que o médico do sumo pontífice aconselhou ao papa que não faça mais viagens transatlânticas.

O irmão mais velho do papa afirmou também que o sumo pontífice tem cada vez mas dificuldades para andar, o que complica sua vida pública, e ressaltou que seu "irmão quer mas tranquilidade a esta idade".

O papa fica cansado cada vez mais rápido, explicou Georg Ratzinger, que qualificou de "processo natural" a anunciada renúncia de Bento XVI e reconheceu que já conhecia de antemão a decisão anunciada hoje.

Aposentado da vida ativa, Georg Ratzinger foi professor de musica da catedral de Regensburg e diretor do coro infantil da catedral.

Em setembro de 2011, publicou o livro "Meu irmão o papa", escrito em colaboração com o jornalista Michael Heseman, no qual conta, entre outras coisas, a vida religiosa da família, rigorosamente católica, e da oposição radical do pai a que os dois irmãos se alistassem nas juventudes hitleristas. 

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIIgreja CatólicaPapasSaúde

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua