Mundo

Um conteúdo SBT News

General russo morre após explosão de carro-bomba em Moscou

Tenente-general Fanil Sarvarov, chefe da Diretoria de Treinamento Operacional do Estado-Maior russo, foi morto após explosão de um artefato colocado sob seu carro

Carro-bomba: vítima é o tenente-general Fanil Sarvarov (RUSSIAN INVESTIGATIVE COMMITTEE/AFP Photo)

Carro-bomba: vítima é o tenente-general Fanil Sarvarov (RUSSIAN INVESTIGATIVE COMMITTEE/AFP Photo)

Publicado em 22 de dezembro de 2025 às 09h50.

Um general russo morreu após a explosão de um carro-bomba em Moscou nesta segunda-feira, 22, segundo o Comitê Investigativo da Rússia. A vítima é o tenente-general Fanil Sarvarov, chefe da Diretoria de Treinamento Operacional do Estado-Maior das Forças Armadas do país.

De acordo com o órgão, foi aberto um processo criminal por homicídio em razão da explosão de um veículo na rua Yasenevaya, na capital russa. O ataque resultou na morte de Sarvarov, que ocupava um cargo estratégico dentro da estrutura militar.

A porta-voz do Comitê Investigativo, Svetlana Petrenko, informou que uma das linhas de apuração considera a possibilidade de envolvimento de serviços de inteligência da Ucrânia na colocação do artefato explosivo. Segundo ela, diferentes versões do crime estão sendo analisadas.

Ainda conforme o comitê, a perícia no local segue em andamento. Estão previstos exames forenses e análises de explosivos, além da oitiva de testemunhas e da análise de imagens de câmeras de segurança da região.

Veículos da imprensa russa relataram que a explosão ocorreu por volta das 7h da manhã, no horário local.

Em dezembro de 2024, o serviço de segurança da Ucrânia já havia reivindicado a autoria de um ataque semelhante contra um oficial russo de alta patente.

Na ocasião, o tenente-general Igor Kirillov, chefe das forças de proteção nuclear, biológica e química do Exército russo, morreu após a explosão de uma bomba escondida em um patinete elétrico em frente ao prédio onde morava. O assessor dele, Ilya Polikarpov, também foi morto no atentado.

Acompanhe tudo sobre:SBT NewsRússia

Mais de Mundo

Trump afirma que teve bom diálogo com presidente interina da Venezuela

Trump diz que mortes no Irã estão diminuindo, mas não descarta possível ação militar

Trump impõe tarifa de 25% sobre a importação de chips de computação avançados

Alemanha, Suécia e Noruega enviam militares à Groenlândia em meio à pressão dos EUA pela anexação