Mundo

Espanha quer recuperar tempo perdido com Brasil, diz Ministro

Ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo disse também que considera o país parceiro estratégico na América Latina

García-Margallo encerrou hoje no Rio de Janeiro uma viagem de três dias ao país (Elza Fiúza/ABr)

García-Margallo encerrou hoje no Rio de Janeiro uma viagem de três dias ao país (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2012 às 15h01.

Rio de Janeiro - O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, disse nesta sexta-feira para a Agência Efe que o governo de Mariano Rajoy quer "recuperar o tempo perdido" com o Brasil, considerado um parceiro estratégico na América Latina.

García-Margallo encerrou hoje no Rio de Janeiro uma viagem de três dias ao país. Nas próximas semanas, o rei Juan Carlos e Rajoy também farão uma visita ao Brasil.

"Com esta continuidade, com esta constância de viagens, o que queremos demonstrar é a importância que o novo governo espanhol dá à América Latina e dentro da América Latina a um país como o Brasil", afirmou o ministro à Agência Efe.

García-Margallo ressaltou que o interesse da Espanha no Brasil é motivado "não só por razões comerciais e por razões de investimentos, mas também porque as relações entre Brasil e Espanha foram historicamente muito importantes e fortes".

Segundo o chanceler, "essa importância não foi calibrada adequadamente pelo governo anterior e agora estamos tentando recuperar o tempo perdido".

"A presença (da Espanha no Brasil) vai ser constante", garantiu o ministro ao lembrar que entre os dias 3 e 4 de junho o rei Juan Carlos visitará o país.

No final de junho, o presidente de governo, Mariano Rajoy, participará da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro.

Segundo o chanceler espanhol, além das visitas do monarca e do presidente do governo, outros ministros espanhóis viajarão para o Brasil nos próximos meses porque o objetivo é "reforçar os laços em todos os setores".

A Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil, com um valor acumulado de US$ 85 bilhões, segundo dados do governo brasileiro. Grandes companhias espanholas estão presentes no país, como Telefônica, Banco Santander, Endesa, Repsol e Acciona, entre outras.

García-Margallo, que iniciou sua visita na quarta-feira passada em Brasília, onde se reuniu com o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, encontrou-se ontem em São Paulo com empresários espanhóis e hoje no Rio com representantes do setor de energia do país europeu.

No Rio, o ministro visitou também a sede do Instituto Cervantes e encerrará suas atividades num almoço com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e com o prefeito da cidade, Eduardo Paes.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDiplomaciaEspanhaEuropaPiigs

Mais de Mundo

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

'Farei com que se respeite o resultado eleitoral', diz Maduro após votar em Caracas

Maduro pede desculpas por impedir entrada de ex-mandatários que observariam eleições

Mais na Exame