Rede varejista americana GameStop: ações sobem cerca de 1.500% no ano em meio a onda especulativa (Mike Blake/Reuters)
AFP
Publicado em 31 de janeiro de 2021 às 17h46.
Os senadores progressistas dos Estados Unidos Bernie Sanders e Elizabeth Warren pediram neste domingo, 31, providências contra o que eles chamaram de abusos de Wall Street revelados pelo recente frenesi sobre as ações da GameStop.
"Precisamos de uma investigação da SEC", disse Warren à CNN, referindo-se à Securities and Exchange Commission federal.
"O que está acontecendo com a GameStop é apenas um lembrete do que está acontecendo em Wall Street há anos", disse a senadora democrata. "É um jogo manipulado e um grupo de jogadores que entram e manipulam o mercado."
Investidores amadores que se organizaram no Reddit e em outros fóruns online têm nos últimos dias visado ações de empresas como a GameStop, para vendas em "short" (a descoberto).
Esta prática, comum em grandes fundos de investimento, consiste em vender antecipadamente ações apostando em uma queda de seus preços com a finalidade de recomprá-las mais barato em data posterior, obtendo assim um ganho substancial.
Mas as ações da GameStop, uma grande varejista de videogames que tem passado por dificuldades financeiras, dispararam durante a maciça iniciativa de compra do grupo Reddit - um protesto de opositores à estratégia que também compraram seus ativos, inflando seus preços.
Como resultado, os fundos tiveram de recomprar, a preços mais altos, as ações que haviam vendido.
A SEC informou na sexta-feira que estava "monitorando e avaliando de perto a extrema volatilidade dos preços de negociação de certas ações" e "agiria para proteger os investidores de varejo quando os fatos demonstrassem atividade comercial abusiva ou manipuladora proibida" pela lei federal.
Mas Warren pediu uma ação mais decisiva: "É hora da SEC dar o braço a torcer e fazer seu trabalho".
"Precisamos de mais regulamentação sobre a manipulação de mercado", afirmou o senador independente Bernie Sanders.
"Há muito tempo acredito que o modelo de negócios de Wall Street é falho", disse ele ao programa "This Week" da ABC.
"Precisamos examinar com atenção o tipo de atividades ilegais e comportamento ultrajante por parte dos fundos de investimentos e outros participantes de Wall Street."
Brian Deese, um dos principais consultores econômicos do presidente Joe Biden, disse no domingo que a SEC estava "focada em compreender totalmente o que aconteceu".
"Vamos olhar para essas questões e certamente compreender totalmente este episódio em particular e as questões mais amplas", disse à CNN.
No entanto, lembrou que o novo governo está se concentrando primeiro em aliviar a crise econômica decorrente da pandemia de covid-19.