Mundo

Gafes põem Romney em apuros em primeira viagem internacional

Segundo Romney a ameaça de greve de alguns sindicatos no Reino Unido ''não é algo animador''

Candidato republicano Mitt Romney em New Hampshire: Depois de se reunir hoje com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, Romney quis corrigir as afirmações (Jessica Rinaldi/Reuters)

Candidato republicano Mitt Romney em New Hampshire: Depois de se reunir hoje com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, Romney quis corrigir as afirmações (Jessica Rinaldi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2012 às 21h51.

Washington - Várias gafes, entre elas um comentário crítico à organização dos Jogos Olímpicos de Londres, puseram em apuros nesta quinta-feira o virtual candidato presidencial republicano dos Estados Unidos, Mitt Romney, em sua primeira viagem internacional.

''É difícil saber bem o que vai acontecer. Há algumas coisas que foram desconcertantes'', disse Romney em entrevista ao canal americano ''NBC'', gravada em Londres na quarta-feira, quando foi perguntado sobre o que esperava das Olimpíadas.

Segundo Romney, que será nomeado oficialmente candidato presidencial na Convenção Republicana de agosto, a ameaça de greve de alguns sindicatos no Reino Unido ''não é algo animador''.

Os comentários de Romney, que em 2002 presidiu o Comitê Organizador dos Jogos de Inverno de Salt Lake City (EUA), geraram críticas na imprensa britânica e também entre a classe política.

Em discurso perante uma multidão no Hyde Park, o prefeito de Londres, Boris Johnson, jogou mais lenha na fogueira: ''Ouvi dizer que há um sujeito chamado Mitt Romney que quer saber se estamos prontos (para os Jogos). Estamos prontos? Sim, estamos'', retrucou.

Depois de se reunir hoje com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, Romney quis corrigir as afirmações feitas à ''NBC''.

''Falamos sobre o grande progresso que a organização dos Jogos realizou'', explicou o futuro rival do presidente dos EUA, Barack Obama, nas eleições do dia 6 de novembro.


Porém, o comentário sobre os Jogos não foi seu único tropeço em Londres, a primeira etapa de uma viagem que inclui também Israel e Polônia e com a qual Romney pretende fixar suas prioridades em política externa.

Em reunião com o líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband, Romney se referiu a ele como ''o senhor líder'', aparentemente porque esqueceu seu nome.

Além disso, revelou que teve um encontro com o chefe do serviço britânico de espionagem, o MI6, algo que normalmente costuma-se manter em segredo. 

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEsportesMitt RomneyOlimpíada de Londres 2012OlimpíadasPolíticos

Mais de Mundo

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Grupo armado sequestra 13 pessoas perto da fronteira da Colômbia com a Venezuela

Mais na Exame