Mundo

Gadget transforma smartphone em sensor ambiental

Sensordrone funciona como medidor de monóxido de carbono, medidor do nível de álcool no sangue, de pressão, temperatura, umidade e termômetro

O gadget funciona em uma pequena caixa feita de metal e plástico capaz de se conectar ao seu smartphone. Ele não exige nenhuma configuração (Divulgação)

O gadget funciona em uma pequena caixa feita de metal e plástico capaz de se conectar ao seu smartphone. Ele não exige nenhuma configuração (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2012 às 16h20.

São Paulo - A empresa Sensorcon criou um gadget que reúne uma série de sensores capazes de medir dados ambientais e mostrá-los no smartphone. O projeto está em busca de recursos pelo site Kickstarter.

O Sensordrone funciona como medidor de monóxido de carbono, medidor do nível de álcool no sangue, de pressão, temperatura, umidade, termômetro, além de verificar a incidência de luz e a qualidade do ar.

O gadget funciona em uma pequena caixa feita de metal e plástico capaz de se conectar ao seu smartphone. Ele não exige nenhuma configuração. Então, basta ligar o Sensordrone e executar o aplicativo no celular para que ele funcione e exiba as medições.

Além disso, o software usado no produto para smartphone é open source. Portanto, qualquer pessoa pode testar e buscar novas formar de aprimorar os sensores disponíveis no Sensordrone.

Trata-se de uma ferramenta importante. Isso porque os smartphones acumulam diversas funções. No entanto, até agora, poucos trazem sensores ou detectores ambientais.

A prova dessa necessidade de medir gases, temperatura, umidade, entre outros itens ambientais está no sucesso do Sensordrone no Kickstarter. O projeto já recebeu quase o dobro de sua meta de financiamento.

O Kickstarter Project Funding Platform é considerado a maior plataforma mundial para financiamento de projetos criativos. Ainda restam 36 dias para o prazo disponibilizado pelo site ser encerrado. No entanto, a meta de arrecadar 25 mil dólares já ultrapassou os 56 mil dólares.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteSustentabilidadeTecnologias limpasProdutos verdes

Mais de Mundo

Rússia combate na Ucrânia há tanto tempo quanto na Segunda Guerra Mundial

Incêndio na Patagônia argentina já devastou quase 12 mil hectares

UE confirma assinatura do acordo com Mercosul no sábado, 17

EUA podem liberar sanções adicionais à Venezuela ainda nesta semana, diz Bessent