Mundo

Gabrielli assume secretaria de planejamento da Bahia

O evento foi acompanhado por alguns caciques petistas, como o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se fez presente por meio de uma mensagem lida pelo mestre de cerimônias do evento (José Cruz/ABr)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se fez presente por meio de uma mensagem lida pelo mestre de cerimônias do evento (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2012 às 18h10.

São Paulo - Pré-candidato à sucessão do governador Jaques Wagner (PT) na eleição de 2014, o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, assumiu hoje (sexta-feira) a Secretaria de Planejamento da Bahia em uma concorrida cerimônia, realizada em um lotado auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

O evento foi acompanhado por alguns caciques petistas, como o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente da legenda - e da Petrobras - José Eduardo Dutra, ambos da mesma corrente de Gabrielli no PT, Construindo um Novo Brasil. Além deles, a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, compareceu à solenidade.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se fez presente por meio de uma mensagem lida pelo mestre de cerimônias do evento. No texto, Lula atribui a Gabrielli a "elevação da Petrobras ao mais alto nível na indústria petroleira mundial" e a "liderança na descoberta do pré-sal". "Graças a esse desempenho você volta para sua terra com muito mais força para ajudar a construir o futuro da Bahia."

Apesar do grande aparato, os envolvidos tentaram não relacionar a chegada de Gabrielli ao governo com a eleição de 2014. "Isso não tem nada a ver com 2014, ele vem nos ajudar a melhorar a qualidade de gestão do Estado", disse Wagner.

A pasta receberá mais atribuições, por parte do governo. Além de absorver órgãos como a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), responsável pela concessão de empréstimos à atividade produtiva no Estado - foram R$ 363 milhões no ano passado - a secretaria vai ser a responsável, segundo Wagner, pela atração de investimentos para o Estado.

"Antes temos de melhorar a eficiência do Estado, aumentar a captação de recursos, há muito trabalho a ser feito", respondeu Gabrielli, quando perguntado sobre a eleição de 2014. De acordo com ele, a presença de Dirceu e a mensagem de Lula não têm relação com o pleito. "São amigos meus há muito tempo, é natural que eles queiram participar deste momento."

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPolíticaExecutivosBahiaJosé Sérgio Gabrielli

Mais de Mundo

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump

Irã alerta para 'consequências destrutivas' se UE classificar Guarda Revolucionária como terrorista

Portugal apreende submarino com quase nove toneladas de cocaína vindo da América Latina