Mundo

Furacão Sandy se aproxima da Costa Leste dos EUA

Inundações costeiras representam uma grande ameaça, principalmente em regiões mais baixas como a cidade de Nova York, o centro nervoso financeiro global

Enchente causada pelo furacão Sandy na República Dominicana (Ricardo Rojas/Reuters)

Enchente causada pelo furacão Sandy na República Dominicana (Ricardo Rojas/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2012 às 21h00.

Hatteras Island - O furacão Sandy se aproximava dos Estados Unidos neste sábado, ameaçando atingir o leste do país com chuvas torrenciais, ventos fortes, inundações e cortes de energia uma semana antes das eleições presidenciais.

A tempestade no final da temporada foi apelidada de "Frankenstorm" por alguns meteorologistas porque combinará elementos de um ciclone tropical e de uma tempestade de inverno e deve atingir a costa dos EUA perto do Halloween.

Enquanto se funde a uma massa de ar ártico sobre o leste dos Estados Unidos, previsão do tempo indica que ela terá todos os ingredientes para se transformar em uma "super-tempestade".

Inundações costeiras representam uma grande ameaça, principalmente em regiões mais baixas como a cidade de Nova York, o centro nervoso financeiro global.

Governadores em Estados ao longo da Costa Leste dos EUA declararam situação de emergência na sexta-feira, com as autoridades pressionando os moradores a estocarem comida, água e pilhas.

Chegando nos agitados dias que precedem a eleição presidencial em 6 de novembro, a tempestade representa um desafio para as campanhas do presidente Barack Obama e de seu adversário republicano, Mitt Romney.

Romney cancelou um comício marcado para a noite de domingo em Virginia Beach, na Virgínia, enquanto a campanha de reeleição de Obama anunciou que o vice-presidente Joe Biden também tinha cancelado uma viagem no sábado para aquela cidade.

Autoridades estaduais disseram que tinham planos de contingência em prática no caso de a Sandy provocar cortes extensos de energia ou outros problemas que pudessem atrapalhar a votação.

Na cidade de Nova York, as autoridades estudam fechar o maior sistema de transporte em massa do país por temores de que a tempestade possa provocar alagamentos ou ventos fortes que coloquem em risco os usuários de metrô e ônibus.

A Sandy estava a cerca de 570 km a sudeste de Charleston, na Carolina do Sul, e reunia ventos de 120 km na manhã de sábado, disse o Centro Nacional de Furacão dos EUA. Era esperada pouca mudança na força antes de sua chegada na semana que vem, disse o Centro de Furacão, sediado em Miami.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClimaDesastres naturaisFuracão SandyFuracões

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal