Mundo

Furacão Nicole provoca cortes de energia nas Bermudas

Espera-se que Nicole seja o furacão que com mais força que atinge o arquipélago desde Fabian em 2003


	Furacão Nicole: cerca de 2 mil cidadãos estão sem fornecimento de luz no arquipélago
 (Divulgação/Nasa/Via Reuters)

Furacão Nicole: cerca de 2 mil cidadãos estão sem fornecimento de luz no arquipélago (Divulgação/Nasa/Via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2016 às 13h38.

San Juan - Cerca de 2 mil cidadãos estão sem fornecimento de luz nas Bermudas devido à chegada nesta quinta-feira do furacão Nicole ao arquipélago atlântico, onde espera-se que toque terra com maior virulência durante as próximas horas.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA informou em um seu último boletim que Nicole, agora com categoria 3, chega neste momento às ilhas Bermudas, situadas diante da costa leste americana, com ventos máximos sustentados de 125 milhas por hora (205 km/h).

A companhia elétrica informou que cerca de 2 mil cidadãos ficaram sem fornecimento de energia devido a avarias provocadas pelos fortes ventos e torrenciais chuvas na área por causa de Nicole, cujos efeitos são sentidos em grande parte deste arquipélago de 70 mil habitantes.

O Serviço Nacional de Furacões de Bermudas afirmou que, embora a potência do ciclone tenha se debilitado durante a manhã com relação à noite passada, espera-se que Nicole seja o furacão que com mais força que atinge o arquipélago desde Fabian em 2003, que causou graves danos materiais, especialmente na capital, Hamilton, onde vivem 20 mil pessoas.

A agência pública alertou que Nicole pode estar emparelhado em sua passagem pelas Bermudas com perigosos tornados, por isso que insistiu para que a população tome as máxima medidas de segurança possíveis para evitar danos desnecessários.

O Serviço Nacional de Furacões de Bermudas prevê que o olho do furacão passe pelo centro do arquipélago durante as próximas horas.

O ministro de Segurança Nacional de Bermudas, Jeff Baron, advertiu que o furacão Nicole é uma séria ameaça para o arquipélago e que a população deve tomar todas as medidas de segurança necessárias para sua proteção.

Nicole passou de furacão de categoria 2 a 4 na escala de Saffir-Simpson (de um máximo de 5) e se encontra a 55 milhas (85 quilômetros) ao sul-sudoeste do arquipélago, segundo o NHC.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEnergiaEnergia elétricaFuracõesServiços

Mais de Mundo

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo