Exame Logo

Fundo de ativos chinês de US$ 14 bilhões apoia setores emergentes

O fundo, que recebeu interesse de investimento de mais de 20 empresas centrais, governos locais e investidores privados, começará a funcionar até o final deste ano

No ano passado, a Bolsa de Hong Kong registrou o pior desempenho entre os grandes mercados de ações do mundo (Thomas Ruecker/Getty Images)
China2Brazil

Agência

Publicado em 26 de setembro de 2023 às 15h51.

Última atualização em 26 de setembro de 2023 às 16h03.

A empresa estatal de gestão de ativos da China, China Reform Holdings, planeja levantar um fundo de pelo menos RMB 100 bilhões (US$ 13,7 bilhões) parainvestir em indústriasemergentes.

O fundo, que recebeu interesse de investimento de mais de 20 empresas centrais, governos locais e investidores privados, começará a funcionar até o final deste ano.

Veja também

Como parte da reforma das empresas estatais (SOE) de Pequim, as SOEs da China estão intensificando os investimentos em setores estratégicos emergentes, como inteligência artificial, nova energia, novos materiais e biotecnologia.

Fundada em 2021, a China Reform Holdings tem a tarefa de aprofundar a reforma das empresas estatais. Ela tinha quaseRMB860 bilhões de ativos sob gestão no final de 2022, de acordo com o site da empresa.

Acompanhe tudo sobre:Chinaeconomia-internacional

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame