Mundo

Fukushima: detido vazamento de água radioativa no mar

Os funcionários da Tepco descobriram na semana passada uma rachadura de 20 cm na parede de um fosso técnico localizada perto da beira-mar e ligado ao reator 2

Engenheiro em Fukushima: temor é de que radiação contamine largas faixas do oceano (AFP)

Engenheiro em Fukushima: temor é de que radiação contamine largas faixas do oceano (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2011 às 20h49.

Tóquio - O vazamento de água altamente radioativa procedente do reator 2 da central nuclear danificada de Fukushima (nordeste do Japão) que desaguava no oceano, foi detido, anunciou nesta quarta-feira (horário local) a agência de imprensa Jiji, citando a operadora da central, Tokyo Electric Power (Tepco).

Os funcionários da Tepco descobriram na semana passada uma rachadura de 20 cm na parede de um fosso técnico localizada perto da beira-mar e ligado ao reator 2.

Um volume importante de água contaminada vazava dia e noite desse fosso, mas os técnicos não tinham conseguido tampar a rachadura, apesar de várias tentativas utilizando cimento e depois mediante uma mistura de polímeros, papel de jornal e pó de serra.

Nesta terça-feira, decidiram fazer perfurações mais acima para seguir os fluxos de água e injetar cristal solúvel (silicato de sódio) no solo. Essa solução permitiu deter o vazamento de água contaminada ao oceano Pacífico nesta quarta-feira (horário local), anunciou a Tepco, citada pela agência Jiji.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesÁsiaDesastres naturaisJapãoPaíses ricosTerremotosTsunamiUsinas nucleares

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame