Mundo

Freiras nos EUA roubam US$ 500 mil de colégio e vão jogar em Las Vegas

As duas, que são melhores amigas, se aposentaram recentemente e disseram estar arrependidas de roubarem o dinheiro de matrículas e doações

Freiras só querem se divertir: elas admitiram publicamente a subtração da quantia (Ben Nelms/Reuters)

Freiras só querem se divertir: elas admitiram publicamente a subtração da quantia (Ben Nelms/Reuters)

E

EFE

Publicado em 11 de dezembro de 2018 às 21h30.

Última atualização em 12 de dezembro de 2018 às 00h54.

São Francisco - A Congregação das Irmãs de São José de Carondelet (Sisters of St. Joseph of Carondelet) informou nesta terça-feira que duas freiras de Torrance, no estado americano da Califórnia, tiraram, durante dez anos, 500 mil de dólares (1,9 milhão de reais) dos cofres do colégio católico onde trabalhavam e o usaram para apostas em Las Vegas.

Em comunicado, a congregação informou que não vai defender as irmãs, que foram indiciadas pela Arquidiocese de Los Angeles com a acusação de apropriação indevida de fundos. Identificadas como Mary Margaret Kreuper - que foi diretora do Colégio Católico St. James por 29 anos - e Lana Chang - que foi professora da mesma escola por 20 anos -, elas admitiram publicamente a subtração desse montante e, de acordo com a instituição, agora deverão assumir a "total responsabilidade pelas escolhas que fizeram e estarão sujeitas à lei".

As duas, que são melhores amigas, se aposentaram recentemente e disseram estar arrependidas de tirarem o dinheiro de matrículas e doações para custear a viagem e a jogatina em Las Vegas. O sumiço do dinheiro foi descoberto durante uma auditoria feita em este ano.

 

"Pretendemos fazer a restituição ao Colégio St. James assim que a apuração for finalizada. A Justiça exige isso da gente", disse a congregação na nota, que também informou que as irmãs Mary Margaret e Lana foram afastadas das atividades que exerciam, perderam o direito a continuar na casa que ocupavam e foram encaminhadas para uma residência religiosa, onde serão supervisionadas.

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaEstados Unidos (EUA)Igreja CatólicaSão Francisco (Califórnia)

Mais de Mundo

China anuncia início de manobras militares em torno de Taiwan

Hezbollah lança mísseis contra base militar israelense após reivindicar ataque de drones

Homem com armas ilegais é preso perto de comício de Trump, na Califórnia

Papa Francisco pede que capacetes azuis da ONU 'sejam respeitados' no Líbano após ataques de Israel