Francês consegue embarcar em avião sem passagem
Hervé Couasnon, especialista em entrar em locais proibidos e simbólicos, foi detido pouco antes da decolagem do avião
Da Redação
Publicado em 3 de julho de 2014 às 23h15.
Paris - Um francês conseguiu nesta quinta-feira embarcar em um avião da companhia Air France , em Paris, sem passagem, no mesmo dia em que foi anunciado pelos Estados Unidos um reforço da segurança nos aeroportos.
Hervé Couasnon, especialista em entrar em locais proibidos e simbólicos, foi detido pouco antes da decolagem do avião, que seguiria do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle com destino a Roma. Ele está em prisão preventiva, segundo várias fontes.
"Passei por todos os controles e entrei no avião sem cartão de embarque ou passagem", disse Couasnon por telefone à AFP. "O objetivo era mostrar as falhas dos controles de segurança.
De terno preto e camisa branca, o homem, 56 anos, fingiu ser acompanhante de portadores de necessidades especiais, posicionando-se ao lado de um empregado que empurrava uma cadeira de rodas. Desta forma, passou por dois controles do aeroporto: o do portão de embarque e o do avião, contou uma fonte aeroportuária.
Couasnon chegou a Roissy procedente de Bordeaux, informou a Air France, que apresentou uma queixa. Ao chegar a Paris, em vez de deixar o terminal, ele se dirigiu à área de embarque do voo para Roma.
"Foi descoberto porque o avião estava cheio e um passageiro quis se sentar em seu lugar", explicou uma fonte policial.
O episódio coincide com o anúncio de Washington de um reforço na segurança de aeroportos do Oriente Médio e Europa que oferecem voos diretos para os Estados Unidos.