Mundo

França vai propor legalizar casamento homossexual

Projeto de lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma das promessas feitas pelo presidente Hollande durante campanha pela presidência francesa


	Bandeira do movimento gay: projeto de lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo será enviado ao Parlamento francês 
 (Pedro Armestre/AFP)

Bandeira do movimento gay: projeto de lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo será enviado ao Parlamento francês  (Pedro Armestre/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2012 às 16h32.

La Rochelle - O primeiro-ministro da França, Jean-Marc Ayrault, disse neste sábado que o governo vai enviar ao Parlamento um projeto de lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No final da década de 1990, a França foi um dos primeiros países a legalizar as parcerias de pessoas do mesmo sexo, dando aos casais homossexuais a maioria dos direitos e obrigações de casais heterossexuais, exceto o direito de adoção.

Discursando durante a convenção anual do Partido Socialista Francês em La Rochelle, Ayrault disse que "em outubro, enviaremos um projeto à Assembleia Nacional e ao senado para permitir que casais do mesmo sexo se casem. O projeto também permitirá que eles formem famílias e adotem crianças".

A legalização do casamento entre homossexuais foi uma das promessas feitas pelo socialista François Hollande em sua campanha à eleição presidencial francesa. De acordo com várias pesquisas de opinião, a maioria dos franceses aprova a legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, mas apoio ao direito à adoção, embora também seja majoritário, não é tão grande.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaFrançois HollandeGaysLGBTPaíses ricosPolíticosPreconceitos

Mais de Mundo

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Mais na Exame