Mundo

França considera perigoso um referendo britânico sobre a UE

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, ressaltou que "não se pode fazer uma Europa à la carte"


	Laurent Fabius: "suponhamos que a Europa fosse um clube de futebol: quando você adere ao clube, não pode dizer, uma vez dentro, que vai jogar rugby", disse
 (John Thys/AFP)

Laurent Fabius: "suponhamos que a Europa fosse um clube de futebol: quando você adere ao clube, não pode dizer, uma vez dentro, que vai jogar rugby", disse (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2013 às 10h35.

Paris - O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, classificou nesta quarta-feira de perigoso o projeto do primeiro-ministro britânico David Cameron de organizar um referendo sobre a permanência de seu país na União Europeia, ressaltando que "não se pode fazer uma Europa à la carte".

Este projeto "pode ser perigoso para a própria Grã-Bretanha, porque a Grã-Bretanha fora da Europa (terá uma situação) difícil", acrescentou.

"Não se pode fazer uma Europa à la carte, queremos que os britânicos forneçam elementos positivos à Europa", disse Fabius, que fez uma comparação esportiva. "Suponhamos que a Europa fosse um clube de futebol: quando você adere ao clube, não pode dizer, uma vez dentro, que vai jogar rugby", disse.

Cameron propôs nesta quarta-feira em um esperado discurso sobre a Europa um referendo antes do fim de 2017 sobre a permanência do Reino Unido em uma União Europeia reformada, que teria negociado previamente suas relações com Londres.

"No outro dia estive em uma reunião com empresários britânicos e disse a eles: se a Grã-Bretanha decidisse sair da Europa nós estenderíamos um tapete vermelho para eles", acrescentou Fabius em uma referência irônica à proposta de Cameron de estender um tapete vermelho às empresas francesas que forem ao Reino Unido para pagar menos impostos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaPaíses ricosReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Advogados do ex-presidente sul-coreano voltam a pedir anulação do mandado de prisão

“Estou morrendo”, diz Mujica ao anunciar que não tratará mais o câncer

Governo Maduro confirma prisão de ex-candidato presidencial por planejar "golpe de Estado"

China confirma seu primeiro surto da nova variante da mpox