Mundo

França aumentará período de contribuição de 40 para 41,5 anos

Medida de aumento da idade da aposentadoria levou milhões de franceses a protestarem no fim de 2010

A iniciativa é "lógica" e "necessária" para preservar o equilíbrio do sistema de previdência, segundo o governo francês (Wikimedia Commons)

A iniciativa é "lógica" e "necessária" para preservar o equilíbrio do sistema de previdência, segundo o governo francês (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2011 às 07h23.

Paris - Os trabalhadores franceses que tiverem nascido após 1955 precisarão contribuir durante 41,5 anos para receber aposentadoria completa, em vez dos 40 anos atuais, informou nesta terça-feira o ministro do Trabalho, Xavier Bertrand.

Em declarações à emissora "Europe 1", a autoridade explicou que o Governo prepara um decreto para aplicar a iniciativa, que é "lógica" e "necessária" para preservar o equilíbrio do sistema de previdência.

A intenção do Governo de aumentar a idade de aposentadoria acontece poucos dias antes de ser tornar efetivo o aumento da idade de aposentadoria em dois anos, medida que no fim do ano passado levou milhões de franceses a protestarem nas ruas em mais de dez greves gerais e movimentos sociais.

Segundo o ministro, o Executivo apenas aplica a lei, já que esta estipula que o aumento da esperança de vida deve repercutir no aumento da idade de contribuição.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaGovernoGrevesPaíses ricosPolítica no BrasilPrevidência SocialProtestos

Mais de Mundo

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Mais na Exame