Uma foto de um homem e um bebê sob uma cerca de arame farpado na fronteira Sérvia- Hungria , tirada pelo australiano Warren Richardson, venceu o World Press Photo, um dos prêmios de maior prestígio do fotojornalismo.
A imagem em preto e branco, com o título "Esperança de uma nova vida", foi feita pelo fotógrafo independente na noite de 28 de agosto de 2015, quando alguns refugiados tentavam entrar na Hungria.
O bebê passa de mão em mão sob a cerca de arame farpado instalada entre Horgos, na Sérvia, e Roszke, na Hungria.
A foto de Warren Richardson é "poderosa por sua simplicidade", disse o presidente do júri e diretor de fotografia da AFP, Francis Kohn.
"Vimos esta foto cedo (no processo de seleção) e soubemos que era uma imagem importante", completou.
Para Huang Wen, membro do júri e diretor de desenvolvimento de novas mídias da agência chinesa Xinhua, a foto é "perturbadora".
"Você observa a ansiedade e a tensão de forma sutil. A imagem mostra a emoção e os sentimentos de um pai que tenta introduzir o filho no mundo ao qual deseja pertencer".
Na noite da foto, depois de passar cinco dias acampado com os refugiados, Warren Richardson viu a chegada de quase 200 pessoas que se deslocavam escondidas entre as árvores, ao longo da linha de fronteira.
Primeiro fizeram passar as mulheres e as crianças, depois os pais de família e os idosos.
"Brincamos de gato e rato com a polícia a noite toda", disse o fotógrafo, citado no comunicado da World Press Photo.
"Eram três da manhã quando fiz a foto. Não podia usar o flash, porque a polícia tentava encontrar estas pessoas. Aproveitei apenas a luz da lua", explicou o australiano.
Quatro fotógrafos da Agência France-Presse (AFP) também foram premiados. Sameer Al-Doumy, Roberto Schmidt e Bulent Kilic receberam o primeiro, segundo e terceiro prêmios na categoria "Notícias Locais", por imagens na Síria, Nepal e Turquia.
Abd Doumany ficou em segundo lugar na categoria "Notícias Gerais" por uma fotografia na cidade de Duma, sul da Síria.
Na categoria "Notícias Gerais", o grande vencedor foi o brasileiro Mauricio Lima, que trabalha como freelancer para o jornal New York Times, com uma fotografia que mostra um combatente do grupo Estado Islâmico de 16 anos, gravemente queimado e durante o atendimento em um hospital curdo da Síria.
O júri examinou 82.951 fotos, apresentadas por 5.775 fotógrafos de 128 países.
O júri, composto por 18 pessoas, premiou 41 fotógrafos de 21 nacionalidades em sete categorias.
- 1. Um respiro de alívio
1 /15(Gettyimages)
São Paulo - Centenas de
refugiados respiraram aliviados neste fim de semana após entrarem na
Alemanha . O país decidiu abrir suas fronteiras para abrigar famílias que fogem dos conflitos armados e da perseguição em seus países de origem. Depois de ter acolhido 7 mil pessoas ontem (5), a Alemanha prevê receber 10 mil refugiados neste domingo. Os requerentes de asilo, formados majoritariamente por sírios, foram recebidos por cartazes de boas-vindas e muito carinho dos voluntários. Eles também receberam doações de roupas e alimentos.A Alemanha espera registar 800 mil pedidos de asilo só este ano.A chegada de centenas de novos homens e mulheres é cada vez mais vista como um
precioso recurso para as empresas alemãs que precisam de mão de obra, em um país que envelhece. Clique nos slides e veja como foi a chegada dos refugiados ao país.
2. Um respiro de alívio 2 /15(Gettyimages)
Um trabalhador voluntário segura uma criança que estava entre centenas de refugiados que chegaram de trem em Munique, na Alemanha, neste fim de semana.
3. Um respiro de alívio 3 /15(Gettyimages)
Um rapaz segura um cartaz que mostra a chanceler alemã Angela Merkel, após desembarque na principal estação ferroviária de Munique, na Alemanha ,em 05 de setembro de 2015.
4. Um respiro de alívio 4 /15(Gettyimages)
Um grupo de refugiados idosos recebe ajuda para desembarcar na estação ferroviária de Munique, na Alemanha.
5. Um respiro de alívio 5 /15(Gettyimages)
Duas meninas, que estavam entre 800 imigrantes que chegaram de trem da Hungria, fazem selfie na estação ferroviária de Munique, na Alemanha, em 05 de setembro de 2015.
6. Um respiro de alívio 6 /15(Gettyimages)
Um menino refugiado envolto em uma bandeira da União Europeia desembarca na principal estação ferroviária de Munique, em 05 de setembro de 2015, Alemanha.
7. Um respiro de alívio 7 /15(Reuters)
Um refugiado faz sinal de "ok" ao ser fotografado na recepção do centro para imigrantes criado em Dortmund, na Alemanha, que abriu suas fronteiras para acolher essas famílias.
8. Um respiro de alívio 8 /15(Reuters)
Um homem com uma criança de colo desembarca na principal estação ferroviária de Munique, na Alemanha, neste domingo, 6 de setembro.
9. Um respiro de alívio 9 /15(Reuters)
Criança sorridente se diverte no meio de pilhas de roupas em um centro de distribuição de artigos doados para refugiados que chegaram à Alemanha neste domingo.
10. Um respiro de alívio 10 /15(Gettyimages)
Sorridentes, jovens migrantes caminham pela principal estação ferroviária de Munique em 05 de setembro de 2015 , Alemanha.
11. Um respiro de alívio 11 /15(Gettyimages)
Centenas de refugiados respondem sorridentes aos gritos de boas-vindas de espectadores na principal estação ferroviária de Munique, em 05 de setembro de 2015, na Alemanha.
12. Um respiro de alívio 12 /15(Gettyimages)
Família de refugiados chegam na principal estação ferroviária de Munique, na Alemanha, após passarem pela Áustria.
13. Um respiro de alívio 13 /15(Reuters)
Uma menina acompanhada de um adulto escolhe sapatos em um centro de distribuição de artigos doados para refugiados que chegaram à Alemanha neste 06 de setembro.
14. Um respiro de alívio 14 /15(Reuters)
Um menino senta-se em um carrinho de brinquedo depois de chegar de trem na principal estação ferroviária de Munique, Alemanha, em 6 de setembro de 2015.
15. Um respiro de alívio 15 /15(Gettyimages)
Um refugiado passa por checagem médica após desembarcar de trem em Munique, na Alemanha.