Mundo

Ford entrega presidência a ex-diretor da Boeing

Bill Ford permanece na companhia como presidente do Conselho de Administração

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Bill Ford, bisneto do fundador da Ford, decidiu trazer um executivo de fora da família para ajudar na gestão da montadora. Num gesto que evidencia os esforços de busca de uma nova estratégia que tire a empresa da crise, Ford entregou a presidência da companhia a Alan R. Mulally, ex-diretor da Boeing.

Ford permanecerá na montadora como presidente do Conselho de Administração e, segundo o jornal americano The New York Times, continuará sendo a face pública da empresa, já que há anos o executivo é o astro dos anúncios da Ford. O desafio de resolver o problema da queda de vendas, encolhimento dos lucros e perda de mercado, no entanto, ficará com Mulally.

Não é a primeira vez que alguém de fora da família assume o cargo mais importante da montadora. A presidência ficou nas mãos de não-familiares por 22 anos, a partir de 1979, quando Henry Ford II, tio de Bill Ford, renunciou ao cargo. Somente em 2001, com Bill Ford, um membro da família voltou ao comando da montadora.

Com a crise, as empresas da família Ford perderam mais da metade de seu valor de mercado nesta última década. A companhia já anunciou um plano de reestruturação que conta com o fechamento de 14 fábricas e corte de 30 000 empregos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge nordeste do Chile

Apagão global afeta aeroportos, comitê das Olimpíadas, canal de TV e bolsa de valores

Trump diz que quer ser 'presidente de todos' e detalha tiro que levou em 1º discurso após atentado

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Mais na Exame