Mundo

Forças do Iraque preparam ofensiva no oeste de Mosul

Ação será realizada por uma coalizão de grupos predominantemente xiitas treinados pelo Irã, formada em 2014 para atuar na guerra contra o Estado Islâmico

Soldado iraquiano em Mosul: na segunda-feira, autoridades anunciaram que o lado leste de Mosul foi tomada do Estado Islâmico (Khalid al Mousily/Reuters)

Soldado iraquiano em Mosul: na segunda-feira, autoridades anunciaram que o lado leste de Mosul foi tomada do Estado Islâmico (Khalid al Mousily/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 24 de janeiro de 2017 às 10h49.

Priorizar nos meus resultados Google

Bagdá - Forças do Iraque começaram a preparar uma ofensiva para capturar o lado oeste de Mosul das mãos do Estado Islâmico, afirmou o comandante de campanha militar, tenente-general Abdul Ameer Rasheed Yarallah.

As forças iraquianas "estão preparando uma operação nos próximos dois, três dias para apoiar a operação de retomada da margem direita" da cidade, do lado oeste do rio Tigre, disse ele nesta terça-feira, segundo a rede Mosuliya TV.

A ação será realizada por uma coalizão de grupos predominantemente xiitas treinados pelo Irã, formada em 2014 para atuar na guerra contra o Estado Islâmico e que se tornou parte das Forças Armadas iraquianas oficialmente no ano passado.

Na segunda-feira, autoridades do Iraque anunciaram que o lado leste da cidade do norte do país foi tomada do Estado Islâmico depois de quase 100 dias de combates.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasIraqueEstado Islâmico

Mais de Mundo

Geopolítica exige que América Latina coopere em minerais críticos, dizem especialistas

Trump diz que unificação da Irlanda seria 'fantástica' e que vai acontecer eventualmente

Trump diz que acordo comercial entre EUA e Canadá pode sair ‘em breve’

Brasil e China devem transformar descarbonização em estratégia, diz ex-embaixador