Mundo

Fipe: relação etanol e gasolina supera 70% em SP

É o nível mais elevado desde a segunda semana de setembro, quando alcançou 71,36%

Rebeldes estão em reunião para estabelecer um mecanismo financeiro de ajuda ao órgão político dos rebeldes (AFP)

Rebeldes estão em reunião para estabelecer um mecanismo financeiro de ajuda ao órgão político dos rebeldes (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 13h54.

São Paulo - A relação entre o etanol e a gasolina voltou a ficar acima de 70% na terceira semana de outubro na cidade de São Paulo, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgados hoje. De acordo com a instituição, a relação entre o preço do combustível e o da gasolina avançou e atingiu 71,10%, ante 69,96% na segunda semana do mês. É o nível mais elevado desde a segunda semana de setembro (71,36%).

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol é de 70% do poder dos motores a gasolina.

De acordo com a Fipe, na pesquisa que levou em conta o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o preço médio do etanol apresentou variação negativa de 0,81% na terceira quadrissemana do mês (período de 30 dias terminado em 23 de outubro), ante queda de 0,02% na segunda quadrissemana (período de 30 dias encerrado em 15 de outubro).


A gasolina, por sua vez, recuou 0,48%, contra deflação de 0,15% no levantamento anterior. "Foi uma boa surpresa", disse o coordenador-adjunto do IPC-Fipe, Rafael Costa Lima, não descartando a possibilidade de o movimento estar associado à decisão do governo de reduzir, de R$ 0,23 por litro para R$ 0,19 por litro, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), desde o final do mês passado.

Hoje a Fipe informou que a taxa geral da inflação registrada pelo IPC na capital paulista passou de 0,27% para 0,34% entre a segunda e a terceira quadrissemana de outubro. O resultado ficou dentro do intervalo de estimativas coletadas pelo AE Projeções com analistas do mercado financeiro, que esperavam alta de 0,21% a 0,36%, com mediana de 0,31%.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisCommoditiesEnergiaEtanolFipeGasolina

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido