Exame Logo

Fifa sofre pressão sobre alegação de suborno pelo Catar

Alguns dos principais patrocinadores da Fifa pediram no domingo que os administradores do futebol mundial lidem diligentemente com as alegações de suborno

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2014 às 09h37.

Londres/Rio de Janeiro - Adidas, Sony, Visa e Coca-Cola, alguns dos principais patrocinadores da Fifa , pediram no domingo que os administradores do futebol mundial lidem diligentemente com as alegações de suborno na concessão da realização da Copa de 2022 ao Catar , uma questão que está ofuscando a estreia do torneio no Brasil nesta semana.

Com o maior evento de futebol do planeta a apenas quatro dias do início, a Fifa está na defensiva, conduzindo uma investigação interna sobre as decisões para realizar a Copa do Mundo de 2018 na Rússia e a de 2022 no Catar.

Ambos os países negam qualquer irregularidade. A candidatura do Catar provocou controvérsia por causa do calor extremo no país durante os meses dos jogos da Copa, e também pela sua falta de tradição no futebol.

Se quiser seguir em frente, o torneio terá que ser alterado para uma data no fim do ano, o que criaria problemas para transmissoras de TV e equipes europeias de futebol definirem seus itinerários.

Os sinais de insatisfação de alguns dos principais patrocinadores devem aumentar a pressão sobre a Fifa, liderada pelo suíço Joseph Blatter, para que investigue a fundo as alegações e trate das preocupações sobre como a entidade é gerenciada.

“O tom negativo sobre o debate público acerca da Fifa no momento não é bom nem para o futebol nem para a Fifa e seus parceiros”, disse a fabricante alemã de artigos esportivos Adidas, que tem um contrato assinado com a entidade até 2030, estendendo uma parceria que data de 1970.

A Coca-Cola concorda. “Qualquer coisa que vá contra a missão e os ideais da Copa do Mundo da Fifa é uma preocupação para nós”, disse a empresa em um comunicado. “Mas estamos confiantes de que a Fifa está levando essas acusações com seriedade e as está investigando diligentemente” por meio de seu comitê de ética.

O jornal britânico Sunday Times publicou nos últimos dois fins de semana o que diz serem documentos vazados mostrando o pagamento de subornos para garantir que o evento fosse realizado no Catar, algo negado pelo país.

O ex-promotor-chefe dos Estados Unidos Michel García, que lidera a investigação interna da Fifa, deve divulgar um relatório em julho, cerca de uma semana após a final da Copa do Mundo.

A Fifa divulgou um comunicado assinado pelo diretor de marketing, Thierry Weil, para tentar controlar a situação.

“Estamos em constante contato com nossas afiliadas comerciais, incluindo Adidas, Sony e Visa, e elas têm 100 por cento de confiança na investigação atualmente sendo conduzida pelo comitê independente de ética da Fifa”, disse Weil. “Nossos patrocinadores não solicitaram nada que já não esteja coberto pela investigação em andamento pelo comitê de ética.”

A companhia de meios de pagamento Visa, que tem um contrato com a Fifa até 2022, disse estar monitorando o progresso da investigação de García. “Esperamos que a Fifa tome as ações apropriadas para responder ao relatório e suas recomendações”, disse a companhia.

A empresa japonesa de bens de consumo Sony também adotou uma abordagem semelhante, dizendo esperar que as alegações sejam “propriamente investigadas”.

A Fifa, liderada por Blatter desde 1998, arrecadou quase 1,4 bilhões de dólares no ano passado, incluindo mais de 600 milhões de dólares de direitos de transmissão e mais de 400 milhões com patrocinadores e outros parceiros de marketing.

Sony, Adidas, Visa e Coca-Cola estão entre os seis principais patrocinadores da Fifa, os quais, coletivamente, pagaram cerca de 180 milhões de dólares no ano passado.

São Paulo - A Coca-Cola é famosa por aproveitar diferentes comemorações em suas campanhas. Com a Copa do Mundo de 2014 não é diferente. A marca é patrocinadora do evento e elaborou uma série de ações publicitárias para entrar no clima do Mundial: desde comerciais até interação nas redes e mudança na embalagem do refrigerante . Relembre a seguir as campanhas mais marcantes da Coca-Cola para a Copa do Mundo deste ano.
  • 2. Promoção Coca-Cola Juntos em Todas as Copas

    2 /11

  • Veja também

    A Promoção Coca-Cola Juntos em Todas as Copas leva você e mais dois amigos para todas as Copas do Mundo da FIFA. Basta encontrar os códigos nas tampinhas e anéis do refrigerante e enviar por SMS ou pelo site. Segundo o próprio regulamento, a Promotora sugere que o ganhador, a partir do dinheiro recebido pela premiação, adquira um pacote de viagem para três pessoas incluindo passagens, alimentação, hospedagem em quarto triplo em hotel categoria turística e ingressos para assistir a um jogo em cada uma das próximas 20 edições da Copa do Mundo da FIFA. Dá para participar até o dia 13 de julho e o sorteio será dia no dia 19 do mesmo mês.
  • 3. "Sinais"

    3 /11

  • O comercial mostra a esperança dos torcedores na vitória de suas seleções na Copa. Cada um deles enxerga, nas coisas mais cotidianas, sinais que indicam o triunfo: a traseira de um carro, uma placa que cai, a sombra de uma garrafa de Coca-Cola... Saiba mais sobre a campanha
  • 4. “Mashups de Todo Mundo”

    4 /11(Reprodução/YouTube)

    Na campanha, a Coca-Cola vai se apropriar da cultura popular e adaptar seus filmes, que serão veiculadas na TV, com o que está acontecendo em tempo real durante o evento. Por meio de um app, os fãs podem publicar seus vídeos. As estrelas selecionadas para usar a ferramenta foram as atrizes Giovana Lancelloti e Tatá Werneck; a cantora Manu Gavassi; os atores e irmãos Bruno Gissoni e Rodrigo Simas; o apresentador Marcos Mion e o comediante e vlogueiro Felipe Neto. Saiba mais sobre a campanha
  • 5. "Portuguesiño"

    5 /11

    Conhece o Portunhol? O idioma meio embrulhado posto em ação por alguns brasileiros na hora de falar espanhol também tem o seu outro lado: o Portuguesiño. A "língua" é tema de campanha da Coca-Cola para o Equador, que convoca nossos vizinhos a entrar no clima da Copa do Mundo.  Os vídeos da marca trazem uma série de situações em que o jeito de ser brasileiro toma conta dos equatorianos. Saiba mais sobre a campanha
  • 6. "One World, One Game - Brasil, Everyones Invited"

    6 /11

    Brasileiros do Amazonas, cidadãos do leste europeu, palestinos e japoneses vítimas do Tsunami: em comum, o amor pelo futebol. É o que diz a Coca-Cola nessa campanha. O braço digital da publicidade também pede que internautas mandem suas fotos para a montagem de um mosaico gigante com imagens e tuítes de todo o mundo. O objetivo é ter pelo menos uma pessoa de cada nação no bandeirão. Saiba mais sobre a campanha
  • 7. "Abrazo"

    7 /11

    A campanha “Abrazo” reconta a jornada de Victor Dell'Aquila. O inveterado torcedor apaixonado por futebol perdeu os braços num acidente grave, mas nunca abandonou o esporte. Ele ficou famoso ao invadir o gramado do estádio Monumental de Nuñez, logo após o apito final da partida entre Argentina e Holanda, na final da Copa de 1978.  No filme ao lado, além de remontar o episódio, a Coca-Cola leva Ubaldo Fillol e Alberto Tarantini ao encontro de Victor Dell'Aquila. Saiba mais sobre a campanha
  • 8. Latas em 11 idiomas

    8 /11(Divulgação/Coca-Cola Brasil/MontagemExame.com)

    A Coca-Cola lançou mais uma linha de embalagens especiais para a Copa do Mundo de 2014. Durante a competição, latas com o nome da marca escrito em 11 línguas diferentes serão vendidas no mercado brasileiro. Saiba mais sobre a nova embalagem
  • 9. "Raízes do Futebol"

    9 /11

    A Coca-Cola patrocina o futebol em comunidades carentes há 25 anos. O que começou no Zimbábue, em 1988, formalizou-se como a Copa Coca-Cola do mesmo ano, lançada no México. A Ogilvy & Mather Brasil e um time internacional da Coca-Cola Eurasia Africa Group, Oriente Médio e Atlanta lideram a comunicação da marca nessa ação. O vídeo estreou no Egito e conta com a participação de diversos adolescentes. “Você dá tudo pelo futebol. Agora o futebol lhe dá de volta”, diz a mensagem. Saiba mais sobre a campanha
  • 10. "Cante e leve todo mundo para Copa do Mundo da FIFA 2014"

    10 /11

    Em 2013, a Coca-Cola já pensava em 2014. “Cante e leve todo mundo para Copa do Mundo da FIFA 2014” teve como prêmio uma viagem com tudo pago para o vencedor e seus convidados vivenciarem de perto a maior festa do futebol mundial.  Segundo a empresa, para esta primeira versão de “Todo Mundo”, sonoridades que representassem a música brasileira e que transmitissem, ao mesmo tempo, alegria e pluralidade foram buscadas. Saiba mais sobre a campanha
  • 11. Agora veja outras marcas que fizeram embalagens da Copa

    11 /11(Divulgação/Guaraná Antarctica)

  • Acompanhe tudo sobre:AdidasBebidasCoca-ColaCopa do MundoEmpresasEmpresas alemãsEmpresas americanasEmpresas japonesasEsportesFifaFutebolIndústria eletroeletrônicaPatrocínioRefrigerantessetor-de-cartoesSonyVisa

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame