Mundo

FIA anuncia nesta sexta decisão sobre "caso Mercedes"

Federação tomará decisão sobre suposta vantagem da Mercedes ao utilizar o carro de 2013 em testes de pneus em maio


	Carro de Fórmula 1: advogado da FIA disse que esses treinamentos não foram liberdados pela federação nem informados às outras equipes
 (Steve Etherington/LAT Photographic/reprodução/Santander)

Carro de Fórmula 1: advogado da FIA disse que esses treinamentos não foram liberdados pela federação nem informados às outras equipes (Steve Etherington/LAT Photographic/reprodução/Santander)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2013 às 14h16.

Paris - O Tribunal Internacional da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tomará nesta sexta-feira uma decisão sobre a suposta vantagem obtida pela Mercedes ao utilizar o carro de 2013 em testes de pneus em maio, em Barcelona.

A equipe alemã, que teve problemas com o excessivo desgaste de pneus nas primeiras corridas da temporada, realizou um teste de pneus de 15 a 17 de maio no Circuito da Catalunha, em Montmeló, segundo constatou a própria FIA.

A informação foi divulgada nesta quinta pelo presidente do júri, Edwin Glasgow, ao término de uma série de audiências destinada a apontar se a escuderia se beneficiou dos testes.

De acordo com o advogado da FIA Mark Howard, a Mercedes cometeu uma dupla infração, ao regulamento técnico da Fórmula 1 e ao espírito do Código Esportivo Internacional da entidade, que garante que as competições sejam "justas e equitativas".

Howard acrescentou que esses treinamentos não foram liberdados pela federação nem informados às outras equipes para que houvesse um acordo.

As audiências desta quinta em Paris tiveram a presença do chefe da Mercedes, Ross Brawn. O advogado Paul Harris disse que a escuderia agiu de "boa fé" e que os treinamentos foram realizados "por razões de segurança, em interesse de todas as escuderias da Fórmula 1". Ele pediu ainda que, em caso de decisão desfavorável a seu representado, a piunição seja "proporcionada".

Acompanhe tudo sobre:AutomobilismoBarcelona (Espanha)EsportesFórmula 1

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal