Mundo

FGV: álcool anidro sobe 123,9% no atacado em 1 ano

Na inflação mensal, o produto saltou de 23,18% para 31,07% de março para abril

Anidro é usado para compor a gasolina no varejo (Getty Images)

Anidro é usado para compor a gasolina no varejo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2011 às 13h53.

Rio de Janeiro - A inflação do álcool etílico anidro no atacado já acumula alta de 123,97% em 12 meses, segundo informou hoje o coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros. "Não me lembro de o álcool anidro ter tido uma variação tão grande no acumulado em 12 meses no atacado", afirmou. De acordo com ele, dentro do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), a inflação mensal do produto saltou de 23,18% para 31,07% de março para abril.

O álcool anidro é usado para compor a gasolina no varejo. Com o período de entressafra da cana-de-açúcar, a menor oferta do produto também diminuiu a disponibilidade de seus derivados, como o álcool, no atacado - o que elevou preços.

No varejo, o álcool combustível também mostrou aceleração de preços, passando de 9,32% para 10,47% de março para abril. Ainda de acordo com Quadros, o álcool mais caro acabou conduzindo a um aumento na procura por gasolina no varejo. A alta na demanda acabou por também puxar para cima o preço da gasolina junto ao consumidor, cuja taxa de variação de preços subiu de 1,58% para 5,98% no setor varejista, de março para abril.

Acompanhe tudo sobre:PreçosÁlcool combustívelCombustíveisGasolina

Mais de Mundo

Secretário dos EUA sugere a cubanos que construam 'nova Cuba' proposta por Trump

Fifa monitora surto de Ebola no Congo antes da Copa do Mundo 2026

Irã ameaça ampliar guerra para além do Oriente Médio após Trump cogitar novos ataques

AIEA alerta para risco de liberação radioativa em ataques a usinas nucleares