Mundo

Família deve ser constituída por homem e mulher, diz Monti

Monti fez estas declarações no programa "Lo Spoglio" dedicado a entrevistar os líderes políticos da Itália antes das eleições gerais dos dias 24 e 25 de fevereiro


	Mario Monti: entrevistadora perguntou se Monti rejeitava os casamentos gays
 (Vincenzo Pinto/AFP)

Mario Monti: entrevistadora perguntou se Monti rejeitava os casamentos gays (Vincenzo Pinto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2013 às 20h56.

Roma - O demissionário primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, disse nesta quarta-feira que, em sua opinião, a família está fundada no casamento e deve ser constituída por um homem e uma mulher.

Monti fez estas declarações no programa "Lo Spoglio", do canal de televisão a cabo "SkyTG24", dedicado a entrevistar os líderes políticos da Itália antes das eleições gerais dos dias 24 e 25 de fevereiro.

A entrevistadora perguntou se Monti rejeitava os casamentos gays e o chefe do Governo italiano respondeu: "Acho que a família está fundada sobre o casamento e considero necessário que as crianças cresçam com um pai e uma mãe".

Em seguida, acrescentou que "o Parlamento pode encontrar soluções convincentes para tutelar outras formas de convivência".

Na Itália não existe ainda uma legislação que preveja o casamento entre pessoas do mesmo sexo (nem sequer uma lei de casais de fato).

No último dia 7 de janeiro, o ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi, antecessor de Monti na frente do Executivo, se mostrou favorável a ampliar os direitos dos homossexuais e avançar rumo a um reconhecimento jurídico dos casais.

O diretor-executivo da plataforma Gay Center, Fabrizio Marrazzo, lamentou que nenhum dos Governos de Berlusconi tenha avançado em matéria de direitos dos homossexuais e desafiou o líder de centro-direita a incluir a proposta no programa eleitoral com o qual concorrerá no pleito de fevereiro de 2013.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaFamíliaItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia