Mundo

Falta de segurança foi a causa do soterramento de mineiros, diz OIT

"Nós não podemos nos permitir esquecer como este terrível drama começou: simplesmente porque as medidas de segurança no local eram inadequadas”, disse Juan Somavia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2010 às 13h01.

Brasília - O diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia, elogiou hoje (13) a operação montada pelo governo chileno para resgatar 33 mineiros soterrados há 70 dias na Mina San José, na região do Deserto de Atacama. Somavia ressaltou, porém, que os mineiros do Chile foram vítimas da falta de segurança adequada no local em que trabalhavam.

Segundo Somavia, é constante o risco nos ambientes de trabalho. O setor de mineração envolve 1% da mão de obra no mundo.  

"Nós não podemos nos permitir esquecer como este terrível drama começou: simplesmente porque as medidas de segurança no local eram inadequadas”, disse Somavia.  "No Chile, a questão da segurança no trabalho é parte da agenda comum adotada pelo governo, empregadores e trabalhadores.”

Somavia ressaltou que cerca de 6,3 mil pessoas morrem diariamente em decorrência de acidentes de trabalho ou doenças profissionais. Pelos números da OIT, são 2,3 milhões de mortes por ano, envolvendo 337 milhões de acidentes de trabalho anualmente.

Após o alerta, Somavia mostrou-se emocionado com o esquema de resgate dos mineiros, no Deserto de Atacama, e com o bom estado de saúde identificado nos que já haviam chegado à superfície. “Partilho a alegria de milhões de pessoas em todo o mundo com o retorno destes heróis das profundezas da terra", afirmou o diretor da OIT. "Por trás desta conquista impressionante, temos de admirar, sobretudo, a calma, a coragem, a organização e o amor à vida demonstrado pelos mineiros.”

De acordo com Somavia, a coragem dos trabalhadores causou admiração em todo o mundo. "Acima de tudo, vamos homenagear a solidariedade demonstrada pelas famílias dos mineiros e de toda a nação em relação à confiança no que parecia impossível ser realmente possível", disse ele.

A operação de resgate começou às 23h08 de ontem (12). Até as 19h41 de hoje (13), 28 dos 33 mineiros haviam sido resgatados. A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos ainda na noite de hoje.

Leia mais sobre o Chile

 

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileIndústriaMineração

Mais de Mundo

Conheça Danyang, cidade chinesa que é o maior centro de fabricação de lentes do mundo

Marinha da China abre navios de guerra para visitação pública

Israel detecta lançamento de 100 foguetes do Hezbollah e Irã adverte sobre ataque

Chefe de segurança da usina nuclear de Zaporizhzhya morre em ataque com carro-bomba